Maguito presta solidariedade a palestinos em razão da doença de Arafat



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) prestou nesta terça-feira (9) solidariedade ao povo árabe em razão do grave estado de saúde do presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, que está internado no hospital militar de Paris. O parlamentar goiano disse estar torcendo pela recuperação de Arafat, mas observou que os médicos ainda não esclareceram o que de fato acometeu ao líder palestino.

Maguito citou três das hipóteses que estão sendo levantadas acerca da doença de Arafat: intoxicação alimentar; intoxicação por medicamentos; e envenenamento. O senador disse ainda acreditar que o hospital acabará divulgando as causas da doença do presidente da Autoridade Palestina.

Além de prestar solidariedade aos integrantes da embaixada palestina no Brasil, o parlamentar entregou à Mesa discurso em que faz análise sobre o conflito no Oriente Médio e prega a necessidade de se revitalizarem as discussões de paz na região.

"Não é compreensível, no atual estágio da civilização, que o mundo assista, apático e impassível, ao suicídio coletivo de dois povos [árabe e judeu] de tão alta relevância histórica", afirma Maguito na peça destinada aos anais do Senado.

No atual estágio do conflito, que se agravou a partir do ano 2000, já morreram mais de 3,6 mil palestinos e 30 mil ficaram feridos. Do lado israelense, contam-se quase mil mortos e mais de 6 mil feridos.

Maguito lembrou que a solução de paz que o mundo todo anseia tem em Arafat um símbolo desde que o líder passou a condenar o terrorismo e assumiu postura de estadista, ao defender a existência de dois Estados - um árabe e outro palestino.



09/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAGUITO VILELA APELA PELO FIM DAS HOSTILIDADES ENTRE JUDEUS E PALESTINOS

Maguito presta homenagem às mulheres

Maguito presta homenagem ao jogador de futebol Raí

PSB PRESTA SOLIDARIEDADE AO GOVERNADOR DO AMAPÁ

REQUERIMENTO DE MAGUITO QUER SESSÃO EM SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

Governo brasileiro presta solidariedade ao Camboja