MAGUITO VILELA APELA PELO FIM DAS HOSTILIDADES ENTRE JUDEUS E PALESTINOS
Maguito Vilela lembrou que a data marca a histórica decisão das Nações Unidas, em 1947, de criar dois estados na palestina, um árabe e um judeu, na tentativa de consolidar um tratado que previsse a coexistência pacífica entre os dois povos.
A realidade, contudo, lamentou o senador, é totalmente oposta aos propósitos das Nações Unidas, com o aprofundamento da crise entre palestinos e judeus. Ele lembrou que nos dois últimos meses os conflitos armados diários resultaram na morte de 250 pessoas e milhares de feridos, entre os quais dezenas de crianças com menos de dez anos de idade.
- O mundo deve trabalhar no sentido de construir a paz no Oriente Médio. É inconcebível que, nos dias de hoje, dois povos evoluídos como israelenses e palestinos possam viver em permanente conflito, com a população dos dois lados continuamente intranqüilas, acuadas, sem saber se estarão vivas no dia de amanhã - frisou o senador.
Maguito Vilela disse que os gestos de violência devem dar lugar a um imediato cessar fogo, ponto de partida para a retomada de um diálogo com base nas resoluções da ONU. "Só desta forma, com respeito aos direitos dos dois povos, que devem ser assegurados de maneira igualitária, será possível pensar na construção de uma paz duradoura" - acentuou.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solidarizou-se com o Maguito, perguntando por que, se no Brasil palestinos e judeus trabalham e convivem pacificamente, não podem fazer o mesmo no Oriente Médio.
Maguito Vilela registrou ainda a nomeação de Sebastião Castro Filho para ministro do Superior Tribunal de Justiça. O senador informou que Sebastião Filho é o primeiro desembargador goiano a ocupar o cargo e ressaltou que saberá desempenhar com honra suas novas funções.
29/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna acredita que paz entre palestinos e judeus está próxima
Maguito presta solidariedade a palestinos em razão da doença de Arafat
SUPLICY PEDE PAZ ENTRE ÁRABES E JUDEUS
Crivella cumprimenta os judeus pelo seu ano novo
Maguito Vilela homenageia Jataí
Maguito Vilela despede-se do Senado