Maguito quer condicionar importação de produtos agrícolas à análise do Conselho de Política Agrícola



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) anunciou nesta quarta-feira (28) que está apresentando projeto de lei condicionando a importação de produtos agrícolas cuja produção interna satisfaça a demanda à aprovação do Conselho Nacional de Política Agrícola. O objetivo da proposta, explicou o senador, é garantir aos produtores a possibilidade de que seus representantes sejam ouvidos quando do estabelecimento das políticas de importação, já que o conselho é composto majoritariamente por representantes de entidades independentes ligadas ao setor.

A solução dos problemas dos produtores agrícolas, afirmou Maguito, passa pela restrição às importações de produtos tradicionalmente produzidos no país. O senador classificou a situação dos produtores como dramática, destacando a dos produtores de leite que, segundo afirmou, são os que mais sofrem com a importação indiscriminada do produto.

Maguito lembrou já ter ocupado a tribuna por diversas vezes para denunciar o drama que vivem os produtores de leite. Ele chegou a protocolar uma denúncia no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pedindo providências para a queda injustificada nos preços pagos pela indústria ao produtor. Os produtores, denunciou o senador, denunciam a indústria por formação de cartel para forçar a redução no preço. Um dos componentes que agravam esta situação, disse Maguito, é a importação indiscriminada de leite, contra a qual o governo não toma providências.

28/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo aprova medidas sanitárias para importação de produtos agrícolas

Instituto de Economia Agrícola analisa a competitividade de produtos agrícolas

Conselho de Comércio Exterior aumenta imposto de importação de sete produtos

Patrocínio pede reativação de Conselho Nacional de Política Agrícola

PATROCÍNIO ELOGIA REATIVAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA AGRÍCOLA

Maguito Vilela quer votar reforma política em 2004