Maguito Vilela despede-se do Senado



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO), cujo mandato termina em janeiro de 2007, despediu-se do Senado nesta quinta-feira (21), com a leitura, em Plenário, de discurso no qual defendeu o fim do instituto da reeleição e a adoção do financiamento público de campanhas.

- É preciso fazer a reforma política urgente. Instituir a fidelidade partidária, cuja ausência é ponto de partida de escândalos e corrupção. Instituir o financiamento público e facilitar a fiscalização da origem e aplicação de recursos de campanhas milionárias, que tornam as disputas desiguais. É preciso acabar com a reeleição, que também dá margem à corrupção e inibe a renovação - avaliou.

Na avaliação de Maguito Vilela, a implementação de uma reforma política também poderá contribuir para a redução da instalação de comissões parlamentares de inquéritos (CPIs) destinadas a apurar denúncias de irregularidades.

- Com uma reforma política verdadeira, certamente não teremos a necessidade de tantas CPIs, como vivenciamos nesta Casa. Mas é preciso que se diga que foram CPIs fundamentais. Enquanto for necessário, as CPIs certamente serão muito melhores para o país do que esconder a sujeira e os desmandos - afirmou.

Em seu discurso, Maguito Vilela destacou que atuou em projetos de lei que resultaram na criação do Fundo de Combate à Pobreza, ao lado do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA); na duplicação dos recursos destinados ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO); na recuperação da malha viária de Goiás e na construção das ferrovias Leste-Oeste e Norte-Sul. O senador pelo PMDB goiano também defendeu a criação de uma espécie de seguro rural, além da criação de uma política agrícola de longo prazo que beneficie os produtores rurais de todo o país.

Homenagens

Durante a leitura do discurso, Maguito Vilela foi aparteado por diversos parlamentares. O senador Valter Pereira (PMDB-MS) classificou o ex-governador de Goiás (1995-1998) como um dos melhores homens públicos do país.

- Vossa Senhoria é um homem que orgulha o partido e militantes. Esse orgulho decorre de sua passagem pela Câmara dos Deputados, na Constituinte, pelo governo de Goiás e por aqui pelo Senado. Uma liderança como a sua não pode ficar efetivamente fora da atividade política - disse.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) destacou a atuação de Maguito Vilela na defesa do desenvolvimento do Centro-Oeste e dos produtores rurais da região. Já a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que Goiás não pode prescindir de lideranças como Maguito Vilela, para que o estado possa manter o estágio de desenvolvimento obtido nos últimos anos.

Na avaliação do senador José Sarney (PMDB-AP), a atuação parlamentar de Maguito Vilela contribuiu para que o estado de Goiás obtivesse visibilidade em nível nacional. Para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Maguito Vilela será lembrado pelos demais parlamentares em razão de sua coerência, devotamento às causas sociais e por sua lisura.

Já o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), destacou a atuação de Maguito Vilela junto ao colegiado e ao Plenário.

- Muitas vezes divergimos, mas sempre em um plano muito lógico e cavalheiresco. Vossa Senhoria merece aplauso de seus colegas e a votação que tem recebido do povo goiano - afirmou.

O discurso de Maguito Vilela também recebeu apartes dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Sibá Machado (PT-AC), Luiz Otávio (PMDB-PA), Aelton Freitas (PL-MG), Mão Santa (PMDB-PI) e Ney Suassuna (PMDB-PB).



21/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Teotonio Vilela Filho despede-se do Senado lembrando o pai

Senado encaminhará votos de pesar propostos por Maguito Vilela

Maguito Vilela homenageia Jataí

Maguito Vilela já previa sua derrota

Maguito Vilela preocupado com crescimento das favelas

Maguito Vilela condena instalação de CPIs