Maioria dos guias turísticos no Brasil já trabalha legalmente



A profissão de guia turístico está em evidência com a proximidade da Copa do Mundo. Boa parte dos 600 mil turistas estrangeiros aguardados para o evento e dos 3,1 milhão de brasileiros esperados para os jogos devem ter algum contato com os cerca de 18 mil guias turísticos em atividade no País, de acordo com a Federação Nacional de Guias de Turismo. 

A profissão de guia é a única regulamentada por lei no setor. Embora a maior parte deles (9.894) esteja regularmente registrada no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas, o Cadastur, ainda há cerca de oito mil profissionais que atuam na ilegalidade, sem o curso de formação específico obrigatório para atuar na profissão.

Apesar das deficiências, Alagoas vem se destacando no trabalho de controle e fiscalização. A coordenadora regional de serviços turísticos do estado, Rosário Passos, explica que há quatro anos eles vêm desenvolvendo seminários, palestras e cursos de formação para os profissionais da área, de modo que, até o final do ano, mais 100 novos guias estarão registrados no Cadastur.

“O exercício ilegal da profissão pode levar o profissional a responder por falsidade ideológica ou ainda, por meio do Código de Defesa do Consumidor, por má prestação de serviços”, explica o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. Uma portaria sobre fiscalização de prestadores de serviços turísticos está sendo analisada pelo gabinete do ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O Ministério do Turismo (MTur) distribuiu 7.982 carteiras de guias de turismo apenas este ano. Com as carteirinhas em mãos, os guias comprovam seu registro no Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, e os turistas podem solicitar a carteirinha ao guia para se certificar de que contrata um serviço regular.

Os estados com mais guias cadastrados são Rio de Janeiro (3.662), São Paulo (1.400) e Paraná (923). A portaria 197, de julho de 2013, aumentou o prazo de renovação de cadastro de guias de turismo para cada cinco anos. Antes a renovação era feita a cada dois anos.

“Este ano, emitimos o correspondente a quase o total de guias cadastrados no país. O guia cadastrado tem credibilidade diante do turista e formaliza as atividades do setor”, afirma o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

Segundo o coordenador geral de serviços turísticos, Jair Galvão, são confeccionadas cerca de 800 carteirinhas por mês. Com essa medida a retirada da carteira de guia fornecida pelo MTur fica mais ágil. Além disso, o MTur vai gastar menos recursos e mão-de-obra com a emissão do documento.

Fonte:
Ministério do Turismo



06/11/2013 12:18


Artigos Relacionados


Turismo entrega 7,9 mil carteiras a guias turísticos

Guias turísticos brasileiros poderão estudar espanhol na Colômbia

No campo, maioria trabalha em agricultura familiar

Brasil promove destinos turísticos nacionais na América do Norte

Última edição do Goal to Brasil mostra atrativos turísticos do País

Banco de imagens com os principais destinos turísticos do Brasil será renovado