Mais de 10 mil militares atuaram domingo nas eleições em todo o Brasil



Mais de dez mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica estiveram presentes no último domingo (3), em 386 municípios de 23 estados do País. A função deles foi garantir o transporte de urnas a regiões remotas e assegurar a tranquilidade na realização da votação e da apuração dos votos.

Dez lanchas da Marinha, 11 aeronaves da Força Aérea Brasileira (entre helicópteros e aviões) transportaram 200 urnas de um canto a outro do Brasil, para localidades onde somente as Forças Armadas conseguem chegar. Os aviões realizaram 150 horas de vôo e transportaram cerca de 250 eleitores.

Os militares contribuíram também com ações de segurança, inteligência, proteção e garantia do livre acesso aos locais de votação, além de proteção aos locais de apuração em ligação direta com os juízes responsáveis pelas zonas eleitorais, obedecendo à legislação em vigor.

A mobilização de dois militares foi solicitada ao Ministério da Defesa pelo Tribunal Superior Eleitoral, com base na Constituição Federal, na Lei Complementar n° 97 e na Lei Complementar n°117, que estabelecem o emprego das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem por determinação de um dos poderes.

Os militares que aturam neste 3 de outubro, primeiro turno, deverão voltar a entrar em ação no dia do segundo turno, 31 de outubro.

 

Estratégia

As tropas partiram de diversas organizações militares, espalhadas pelo Brasil. Os efetivos foram preparados com palestras e com exercícios simulando situações reais.

O Comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército, por exemplo, garantiu a votação e apuração das eleições em 112 Zonas Eleitorais dos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

No total, foram atendidos 276 municípios em 12 estados: AL, AP, AM, MA, MS, PA, PB, PI, RN, PO, SE, TO.

Quanto ao apoio logístico, o número total de municípios foi de 110, em 11 estados: AC, AP, MA, MT, PA, PE, RS, RO, RR, SC e TO.  

Os meios empregados pela Marinha foram: 4 lanchas no Pará e 6 lanchas no Maranhão. A Força Aérea Brasileira usou 11 aeronaves (helicópteros e aviões) no Pará, Maranhão, Amapá, acre e Pernambuco. 10.700 mil homens envolvidos

 

Fonte:
Ministério da Defesa



04/10/2010 17:27


Artigos Relacionados


Mais de 4 mil militares das Forças Armadas apoiam o segundo turno das eleições no domingo

Militares que atuaram no Haiti chegam a Brasília

Militares brasileiros que atuaram em missões de paz na ONU recebem homenagem

Brasil sem Miséria já tem mais de 400 mil famílias cadastradas em todo o País

Exposição "Todo Mundo" poderá ser vista até domingo

Força Nacional vai atuar nas eleições de domingo