Mais de 100 mil jovens e adultos vão cursar o ensino fundamental em 2013
Durante o curso, os alunos recebem todo o material didático, iniciação profissional e uma bolsa-permanência de R$ 100,00 mensais
Cerca de 122,9 mil estudantes entre 18 e 29 anos terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental a partir do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). Este ano, 15 estados e 124 municípios aderiram ao programa, o que permite aos estudantes, obter o certificado de conclusão do ensino fundamental após terminar todas as atividades pedagógicas do curso. Os interessados devem se matricular nos meses de junho e julho e as aulas terão início em agosto.
O programa é destinado à jovens alfabetizados, mas que não concluíram o ensino fundamental, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes. Durante o curso, os alunos recebem todo o material didático, iniciação profissional e uma bolsa-permanência de R$ 100,00 mensais.
A formação transcorre em 18 meses, em que são desenvolvidas 2 mil horas de atividades pedagógicas, sendo 1.560 horas presenciais e 440 horas de atividades comunitárias acompanhadas por orientadores. Os alunos devem frequentar, pelo menos, 75% das aulas. Ao final do curso, os jovens com aproveitamento escolar recebem certificado de conclusão do ensino fundamental e são encaminhados para o ensino médio ou profissional.
Com a adesão de 15 estados ao programa, o número de municípios deverá ser ampliado. Em 2012, por exemplo, o Projovem chegou a 309 cidades, das quais 119 fizeram adesão individual e as demais foram incluídas pelos estados.
Salas de acolhimento
23/05/2013 16:25
Artigos Relacionados
Inscrições prorrogadas para jovens e adultos concluírem o ensino fundamental
Adultos têm 2ª chance para conclusão de ensino fundamental ou médio
Cerca de 1,5 milhão de jovens e adultos devem ser alfabetizados em 2013
Educação mapeia ensino de jovens e adultos no estado
CAS aprova vinculação de vagas no ensino médio e na educação de jovens e adultos à educação profissional
Jovens têm mais dificuldade em conseguir emprego do que adultos, diz OIT