Mais de 18 mil famílias são atendidas pela Rede de Ater



Terminou nesta sexta-feira (21), em Brasília, o III Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Ater do Programa Nacional de Crédito Fundiário (GT de Ater do PNCF), que entre outras atividades, fez o monitoramento da execução da Chamada de Ater de Sustentabilidade do PNCF. O monitoramento apontou que das 22.600 mil famílias de beneficiários, previstas na chamada, 18.344 estão sendo atendidas.

Sob a coordenação do Instituto Aliança, o GT teve ainda, o importante papel de constituir um ambiente de discussão, permitindo a qualificação e a ampliação da rede, a fim de auxiliar os beneficiários na revitalização dos projetos produtivos e no processo de renegociação das dívidas.

Como resultado, das 7,5 mil famílias que aderiram à renegociação, mais de 92% (6.986) já iniciaram os procedimentos junto ao banco, e logo voltarão à situação de adimplência.

Para o coordenador geral de Capacitação e Ater (CGCATER), Remilson Ferreira, o Grupo de Trabalho, que está em fase de implantação, tem demonstrado que é possível ter no PNCF uma Ater diferenciada.

"Estamos trabalhando por uma assistência técnica mais comprometida, com o desenvolvimento das Unidades Produtivas, de maneira a garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas", completou Ferreira.

O GT teve início em março de 2013. Durante o ano de atuação, foram três encontros nacionais, quatro regionais e cinco estaduais, reunindo mais de 150 entidades de Ater que compõe a Rede de Apoio do PNCF.

O resultado vai subsidiar a elaboração dos parâmetros que serão empregados no sistema de monitoramento e avaliação da Rede de Ater, que será implantado pelo Departamento de Crédito Fundiário, ainda neste primeiro semestre.

De acordo com a diretora do Instituto Aliança, Solange Leite, a III Oficina Nacional é mais uma oportunidade que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) oferece para aproximar os gestores do PNCF e as entidades executoras do Programa.

"A análise conjunta dos desafios na operacionalização do Programa é a forma mais eficiente para superar os gargalos que, muitas vezes, impedem o desenvolvimento sustentável dos beneficiários", disse a diretora.

O coordenador técnico da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Fazenda Santa Maria (Coopersam) - entidade de Ater que integra a rede de apoio do PNCF -, Leandro Soares Moreira, o GT de Ater do PNCF foi de suma importância para o nivelamento das informações referentes às chamadas públicas de Ater e para o entendimento das mudanças ocorridas no programa, servindo de norte para as novas contratações.

As atividades do primeiro dia (20) foram iniciadas com a apresentação, pelo Instituto Aliança, dos resultados das Oficinas Estaduais e Regionais de Ater e os relatórios preliminares do diagnóstico da Rede de Assistência Técnica do PNCF.

Na sequência foi apresentado o balanço geral do monitoramento da execução das Chamadas de Ater. À tarde, as entidades de Ater, executoras das chamadas, apresentaram um panorama do trabalho realizado com os beneficiários para a renegociação das dívidas. Em seguida foi feito um debate, finalizando a programação.

O secretário de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, Adhemar Almeida, abriu a programação do segundo dia, fazendo uma análise do balanço apresentado, pelo GT, sobre as renegociações.

Na sequência, foram feitos encaminhamentos para garantir que um maior número de beneficiários do PNCF finalize o processo de renegociação dos contratos até dia 30/04, quando termina o prazo.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



21/03/2014 18:28


Artigos Relacionados


Bolsa Família começa novo governo com mais de 12 milhões de famílias atendidas

Mulheres chefiam 93% das famílias atendidas pelo Bolsa Família

Bolsa Família fechará 2010 com 12,8 milhões de famílias atendidas

Rede de produção sustentável na Caatinga já reúne mais de 3 mil famílias

Busca ativa procura famílias com direito a programas sociais, mas ainda não atendidas

Municípios registram agenda de saúde de 35% das famílias atendidas pelo Bolsa Família