Municípios que não concluíram implantação de centros de assistência social terão mais prazo



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada pelos governos federal, estaduais e municipais, prorrogaram o prazo para conclusão do processo de implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Creas POP, voltado para a população em situação de rua. Os gestores terão que enviar justificativa para o MDS até 31 de julho.

A prorrogação é voltada apenas aos gestores municipais que aceitaram o cofinanciamento federal na expansão dos serviços socioassistenciais de 2009 e 2010 e não conseguiram concluí-los até 31 de maio.

De acordo com resolução da CIT, as prefeituras que aderiram à expansão de cofinanciamento federal por meio das resoluções da CIT nº 10/2009; nº 4/2010; nº 7/2010 e nº 10/2010, poderão solicitar a prorrogação do prazo para concluir a implantação das unidades e a oferta de serviços. O prazo poderá ser prorrogado por no máximo um ano, a contar do início do repasse do recurso do cofinanciamento federal. 

As justificativas deverão ser enviadas por ofício à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, conforme tabela disponível no site do ministério, para análise e validação. Após concluído o processo de implantação, com a oferta dos serviços, os municípios deverão registrar as unidades no sistema Cadsuas, o sistema de cadastro do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Dúvidas sobre a elaboração das justificativas sobre Cras deverão ser encaminhadas por e-mail para: [email protected] e, no caso de Creas ou Creas POP, para o e-mail: [email protected].


Expansão 

A expansão dos serviços de assistência social compreende várias etapas: aceite formal do gestor municipal ao cofinanciamento federal; aprovação do aceite do gestor pelo Conselho de Assistência Social; implantação dos serviços e demonstração da implantação no Cadsuas; e acompanhamento dos estados.

O repasse federal fica suspenso para o município que não implantou os serviços e não executou a demonstração no Cadsuas. Para voltar a receber o recurso, é necessário regularizar a implantação.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

11/07/2011 21:08


Artigos Relacionados


Censo Suas 2011: começa prazo para preencher questionários sobre os Centros de Assistência Social

Rio de Janeiro terá mais dez centros de assistência social em áreas de UPPs

Prorrogado prazo para municípios apresentarem projetos sobre serviços de assistência social

Mais de 320 municípios terão novos centros de arte para formação de artistas

Municípios terão mais prazo para solicitar profissionais de atenção básica de saúde

Pesquisa mostra 70% dos Centros de Assistência Social brasileiros estão no NE