Mais de 600 médicos vão tentar revalidar diploma no Brasil
O Ministério da Educação recebeu 601 inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), cujo objetivo é reconhecer diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras. Os candidatos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, fizeram a graduação em 29 países.
A maioria deles, 320, são bolivianos, enquanto 146 são profissionais que se graduaram em Cuba e outros 58, na Argentina. No grupo de inscritos há também médicos graduados na Espanha (17), Alemanha (sete), Rússia (quatro) e Estados Unidos (dois).
A revalidação de diplomas de médicos ocorre duas etapas. Na primeira, são aplicadas as provas objetivas, de múltipla escolha e discursiva, eliminatórias. Essa fase do exame está marcada para ocorrer em 28 de agosto, em Brasília, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e Campo Grande.
Em seguida, os médicos aprovados nessa fase estarão aptos a fazer a avaliação de habilidades clínicas, a segunda etapa, que ocorrerá em 1º e 2 de outubro, de caráter eliminatório também. Nessa etapa, todos os candidatos serão avaliados em Brasília. O Revalida de 2011 é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Após das provas, o Inep encaminha o resultado a cada universidade que tiver candidatos inscritos.
No processo de revalidação de diplomas médicos deste ano, 37 instituições federais, estaduais e municipais de educação superior aderiram ao exame e estão credenciadas a emitir certificado. A expectativa do Ministério da Educação é de encerrar todo o processo até dezembro.
Todas as informações sobre o Revalida de 2011 estão no edital do exame, publicado no Diário Oficial da União.
Fonte:
Ministério da Educação
21/07/2011 10:58
Artigos Relacionados
Apenas universidades federais poderão revalidar diploma de graduação a distância
Prova para revalidar diploma médico obtido no exterior acontece neste domingo
Selma Elias pede solução para revalidar diploma de quem estuda no exterior
Profissionais do Mais Médicos com diploma estrangeiro começam a atender
Exame nacional vai revalidar diplomas médicos do exterior
Exame para revalidar diplomas médicos tem adesão de 31 instituições