Mais de 73% de beneficiários do Bolsa Família tiveram acesso a serviços de saúde



Mais de 73% de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família tiveram acesso a serviços de saúde, neste primeiro semestre. O número mostra que, aproximadamente 8,7 milhões de famílias tiveram registrados os atendimentos de saúde prestados nas Unidades Básicas de Saúde nos municípios ou em casa, por meio do Programa Saúde da Família. 

Os dados são referentes aos beneficiários que se enquadram no perfil para acompanhamento pelas condicionalidades do Bolsa Família. Esse é um dos eixos do programa, que reforça o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. 

O acompanhamento das condicionalidades de saúde é responsabilidade do Ministério da Saúde e é realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As famílias têm o acompanhamento do cartão de vacinação e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres entre 14 e 44 anos, gestantes, lactantes e a saúde do bebê recebem acompanhamento. Só neste primeiro semestre, 99% destas famílias beneficiárias cumpriram o calendário de vacinação do pré-natal.