Mais de 90% dos internautas se opõem à liberdade condicional para condenados por crime hediondo
O resultado da enquete promovida no mês de maio pela Agência Senado e pela Secretaria de Pesquisa e Opinião do Senado (Sepop) indica que o internauta deseja punições mais rigorosas para os condenados que cometerem crimes hediondos. Dos 2.740 votos recebidos na enquete, 93,7% se manifestaram contrários à concessão do direito de progressão da pena a esses condenados, direito que lhes permite cumprir parte dessa pena em regime aberto ou semiaberto. Apenas 6,3% dos votos foram a favor desse direito, que já existe e é aplicado sob determinadas condições.
O fim da concessão da liberdade condicional para condenados que cometerem crimes hediondos é o que determina a proposta de emenda à Constituição 5/08, de iniciativa do senador Valter Pereira (PMDB-MS). Ao todo, tramitam no Senado 17 proposições tratando dessa questão.
Durante o mês de junho, a enquete da Agência Senado trata das propostas que acabam com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), hoje obrigatório para todos os bacharéis em direito que desejam exercer a advocacia. A enquete pode ser acessada nesta página, na lateral direita, ou diretamente aqui.
Moisés de Oliveira Nazário / Agência Senado
04/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Liberdade condicional pode ser dificultada para autor de crime hediondo
CCJ dificulta liberdade condicional para condenados por crimes hediondos
Condenados por crime hediondo ou pedofilia poderão ficar mais tempo presos antes ir para regime semi-aberto
Para internautas, corrupção deve ser considerada crime hediondo
Projeto eleva período mínimo de prisão para que autor de crime hediondo tenha direito a livramento condicional
CCJ tem na pauta progressão de regime dos condenados por crime hediondo