Mais duas medidas provisórias chegam ao Congresso



O Congresso Nacional recebeu, nesta segunda-feira (9), as medidas provisórias (MP) 563/2012 e 564/2012. A comunicação foi lida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidia a sessão.

VEJA MAIS

A MP 563/2012 altera a alíquota das contribuições previdenciárias para algumas empresas, institui programa de incentivo à inovação tecnológica para empresas de automóveis e trata do regime especial de tributação do Programa Nacional de Banda Larga. A MP também trata de questões de saúde, como a instituição do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência.

Já a MP 564/2012 inclui novos ramos de empresas no Programa Revitaliza, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e dispõe sobre financiamento às exportações indiretas. A MP também autoriza o Executivo a criar a Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias S.A. (ABGF) e a participar de fundos dedicados a garantir operações de comércio exterior ou projetos de infraestrutura de grande vulto.

As duas MPs devem passar por comissão mista do Congresso, para análise dos requisitos de urgência e relevância, cumprindo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A previsão é de que as duas medidas sejam apreciadas pelo Senado entre os dias 2 e 15 de maio, depois de passar pela comissão mista e pela Câmara dos Deputados.

Atualmente, há uma comissão mista em funcionamento no Congresso para análise da MP 562/2012, que prevê o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a instituições comunitárias que atuam na educação rural.



09/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Chegam ao Senado duas medidas provisórias contra a seca no Nordeste

CONGRESSO VOTA NESTA QUARTA MAIS QUATRO MEDIDAS PROVISÓRIAS

Congresso instala comissões para analisar mais três medidas provisórias

Comisssões examinarão duas medidas provisórias

Plenário vota duas medidas provisórias

Oposição derruba duas medidas provisórias