Comisssões examinarão duas medidas provisórias



Serão instaladas nesta terça-feira (9) duas comissões mistas destinadas a examinar medidas provisórias. Às 18h, será instalada comissão que examinará MP que trata da renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Às 18h30 será a instalação da MP que legisla sobre créditos do Banco Central. Ambas as reuniões serão na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

A MP 141 determina a renegociação dos pagamentos de créditos educativos do Fies e do antigo Programa de Crédito Educativo. A medida provisória cuida da atualização de débitos, saldos devedores, prazos, taxas de juros, garantias, valores de prestações e descontos. A medida visa a eliminar empecilhos que atrapalhavam a quitação de dívida por 164 mil estudantes.

A alteração, destaca o documento da Casa Civil que justifica a medida provisória, é de caráter -nitidamente social-. O crédito educativo atinge 199.562 estudantes, e envolve valores no total de R$ 2,1 bilhões.

A outra medida provisória, a de nº 142, visa expandir as exportações brasileiras em médio e longo prazos para países da América Latina, modificando as exigências do Banco Central em relação ao Convênio de Pagamentos de Créditos Recíprocos (CCR). O CCR assegura a conversibilidade das moedas dos países participantes a dólares, a livre transferência de pagamentos e o reembolso das operações pelos bancos centrais envolvidos.



08/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota duas medidas provisórias

Oposição derruba duas medidas provisórias

Mais duas medidas provisórias chegam ao Congresso

Duas medidas provisórias continuam trancando a pauta

Duas medidas provisórias têm comissões instaladas hoje

Duas medidas provisórias trancam pauta do Senado