Mais Médicos conta com mais de 11 mil inscritos em uma semana



A iniciativa ampliará a presença de médicos em regiões carentes destes profissionais, como municípios do interior e periferias de grandes cidades


O balanço da primeira semana de registros do Programa Mais Médicos apresentou a inscrição de 11.701 médicos de 753 municípios. Dentre os profissionais que deram início ao cadastro, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior, 10.786 são de nacionalidade brasileira e 915 estrangeiros. A iniciativa, lançada pela presidenta da República Dilma Rousseff na semana passada, ampliará a presença de médicos em regiões carentes, como municípios do interior e periferias de grandes cidades.

Os médicos podem efetuar inscrições para o Programa Mais Médicos até dia 25 de julho acessando o site do Ministério da Saúde. Os médicos participantes receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica. O programa integra um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além da chamada de médicos com foco nas regiões de maior vulnerabilidade social. A iniciativa prevê ainda a expansão do número de vagas de medicina e de residência e o aprimoramento da formação médica no Brasil.