Mais um vídeo ensina orçamento em linguagem acessível



O que acha de entender de um jeito simples e divertido a diferença, no orçamento público, entre despesas obrigatórias e despesas discricionárias? Pois é isso que propõe o novo vídeo do Orçamento Fácil, disponível na página do e-Cidadania, alojada no site do Senado, no canto superior à direita.

Basta entrar no campo reservado à Lei Orçamentária Anual (LOA) e localizar o vídeo 10, intitulado “A composição das despesas”. Ao clicar, o internauta assistirá a uma sequência de animações que explica os dois importantes conceitos orçamentários, com situações análogas ao dia a dia das famílias brasileiras.

- Mesmo no orçamento doméstico há um grupo de despesas que as famílias não podem abrir mão. Esses gastos obrigatórios ocorrem de um modo semelhante no orçamento público. Se essas despesas não estiverem bem calibradas, sobra pouco espaço para realizar outros gastos importantes para a população - explica o responsável pelos roteiros e finalização dos vídeos, Bernardo Ururahy.

Essa margem no orçamento público leva o nome de despesas discricionárias. Esse jargão orçamentário, que pode causar resistência aos não especialistas, define os gastos sobre os quais o governo pode decidir onde aplicar. É a parte do orçamento que recebe a maioria das emendas dos parlamentares. O vídeo, com uma linguagem simples e divertida, ensina o internauta a diferenciar esses conceitos.

Resultado da parceria entre o Jornal do Senado, a Agência Senado e a Consultoria de Orçamento, a série lançada em fevereiro apresenta vídeos curtos, formatados para a internet, que podem ser facilmente compartilhados pelos internautas.

O vídeo pode ser visto no seguinte endereço: http://youtu.be/g7Xyk5sSnIU



14/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Material aborda práticas agroecológicas em linguagem acessível

Em linguagem simples, Orçamento Fácil explica principais conceitos de orçamento público

CMO lança mecanismo de fiscalização do orçamento acessível ao cidadão comum

Vídeo ensina a reconhecer cédulas falsas da nova família do Real

Eleição em 2014 será mais acessível para deficientes visuais

Lula quer cooperação por Justiça "mais rápida, acessível, transparente e justa"