Mais uma comissão aprova convite a Dilma e Lobão



A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estão entre os convidados para uma audiência pública que discutirá as causas do apagão ocorrido no país no último dia 10. A realização da audiência foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Apresentado pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), o requerimento foi aprovado depois de mais de uma hora de debate, após muita polêmica.

A vinda de Dilma e Lobão para tratar do apagão já havia sido aprovada em outras comissões ao longo da semana. Os parlamentares das comissões de Relações Exteriores, Infraestrutura e Assuntos Econômicos também querem ouvir os ministros.

Segundo o requerimento aprovado na CCT, serão ouvidos na audiência, além dos dois ministros, 18 outros convidados, entre os quais o presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek. A audiência, de acordo com o requerimento, será realizada em conjunto com as comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE).

Além dos vinte convidados sugeridos por Cavalcanti, porém, também deverá ser chamada a participar da audiência a presidente da Fundação Cacique Cobra Coral, Adelaide Scritori. A inclusão da nova convidada, que causou grande polêmica entre os senadores, foi solicitada pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

- Se houve problema meteorológico, como dizem, vamos ouvir a fundação - sugeriu.

Ao colocar o requerimento em debate, a pedido de Cavalcanti, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que presidia a reunião, defendeu a presença de Dilma na audiência, sob o argumento de que ela atua como uma espécie de "primeira-ministra" no governo. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) questionou então se não seria o caso de se convidar o governador de São Paulo, José Serra, possível opositor de Dilma nas eleições de 2010, para comentar o acidente nas obras de construção do Rodoanel paulista.

O vice-presidente da comissão, Lobão Filho (PMDB-MA), disse que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já demonstrou intenção de debater o tema com os parlamentares. E diversos outros senadores criticaram a presença de um grande número de expositores na audiência sugerida por Cavalcanti.

Logo após acolher o pedido de inclusão da presidente da Fundação Cacique Cobra Coral, Flexa colocou o requerimento de realização da audiência em votação e o declarou aprovado, apesar dos protestos de alguns senadores, como Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Wellington Salgado.

- Já está cheio de cobra por aqui - disse Wellington. 



18/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova convite para Lobão e Dilma explicarem apagão

Íntegra da nota sobre convite de Dilma Rousseff para mais cinco ministros do futuro governo; texto

Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir FHC sobre 'lista de Furnas'

Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir embaixador dos EUA sobre esquema de espionagem

CI aprova requerimento para ouvir Lobão e Dilma sobre apagão

Dilma Rousseff aceita convite