Maldaner abre exposição em comemoração aos 20 anos do Projeto Baleia Franca
Segundo informações da exposição, a baleia franca é a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção em todo o mundo. Por serem lentos e dóceis, esses cetáceos foram caçados sistematicamente desde o século 17. Naquela época, as baleias eram procuradas para extração de sua gordura, que era utilizada principalmente na iluminação pública e na argamassa usada na construção de fortes e igrejas.
Os comerciantes atuaram no litoral brasileiro até a década de 70, vendendo a carne das baleias principalmente para a indústria baleeira japonesa. O último episódio em que foi morta uma baleia franca ocorreu em 1973, nove anos antes de o projeto, que tem o apoio da Universidade do Vale do Itajaí e do International Wildlife Coalition (IWC), entrar em operação em Imbituba (SC). Hoje, estima-se que haja apenas 7 mil baleias francas no mundo.
- Ao abrir este espaço para o Projeto Baleia Franca, o Senado procura oferecer a paz, representada pela preservação da espécie e do meio ambiente. Estamos abrindo possibilidades para que todos tomem conhecimento do projeto e, conseqüentemente, ajudem a preservar. A presença das baleias no litoral brasileiro também pode ajudar a impulsionar o turismo - afirmou Maldaner, que, em seguida, lamentou os atentados terroristas ocorridos durante a manhã nos Estados Unidos.
Maldaner parabenizou o coordenador do Projeto Baleia Franca, José Truda Palazzio Júnior, pela iniciativa e agradeceu ao diretor da Subsecretaria de Relações Públicas do Senado, Francisco Biondo, pela organização da exposição. Políticos e empresários catarinenses que apóiam o projeto estiveram presentes à inauguração.
11/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner propõe que baleia franca seja o símbolo do ecoturismo nacional
Maldaner propõe baleia como símbolo do ecoturismo
Incor sedia exposição em comemoração aos quatro anos da Lei Antifumo
SENADO GALERIA ABRE MOSTRA DE PINTORES GOIANOS EM COMEMORAÇÃO AOS 500 ANOS
ACM ABRE EXPOSIÇÃO DOS 500 ANOS NO SENADO
Senado abre exposição em homenagem aos 50 anos de Brasília