Casildo Maldaner propõe que baleia franca seja o símbolo do ecoturismo nacional



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) anunciou nesta quinta-feira (23), em Plenário, a apresentação de projeto de lei de sua autoria que define a baleia franca como símbolo nacional do ecoturismo. A iniciativa, na sua opinião, poderá contribuir para atrair ao Brasil turistas estrangeiros preocupados com a preservação do meio ambiente.

De acordo com Maldaner, o turismo de observação de baleias movimenta anualmente US$ 1 bilhão em 87 países e territórios. Até o momento, porém, o Brasil não tem sido beneficiado pela visita de pessoas interessadas no tema.

- Se divulgarmos de forma profissional que o Brasil pode oferecer condições para o turismo de observação de baleias, vamos conseguir atrair esse turista estrangeiro. E ele vai acabar procurando outros pontos turísticos em todo o país - previu Maldaner.

O senador lembrou que Santa Catarina tem uma excelente infra-estrutura turística, ociosa durante o inverno e a primavera, época em que tem sido observada a presença de baleias francas, dadas como extintas na década de 70. Mas outros estados também poderão acolher os ecoturistas, apostou, uma vez que as baleias também têm sido vistas em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Maldaner defendeu ainda outro projeto de sua autoria, apresentado nesta semana, que estabelece a criação de um fundo de proteção a pequenos produtores rurais atingidos por fenômenos como a estiagem. Esse poderá ser um instrumento, na sua opinião, para garantir a permanência dos produtores em suas propriedades.




23/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner propõe baleia como símbolo do ecoturismo

Maldaner abre exposição em comemoração aos 20 anos do Projeto Baleia Franca

Casildo Maldaner propõe criação do Fundo Nacional de Defesa Civil

Casildo Maldaner propõe descentralização de penitenciárias

Casildo Maldaner propõe redução da dívida soberana

Casildo Maldaner propõe instituição do 'vale-lazer'