MALDANER DEFENDE PROJETO PARA DESENVOLVER O INTERIOR



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu hoje (dia 5) a necessidade de uma política de interiorização do desenvolvimento, de uma estratégia nacional que garanta a ocupação "isonômica e eqüitativa" do país, respeitada a vocação de cada região.

- Precisamos de uma coisa organizada, concatenada, para que haja um desenvolvimento harmonioso, entre os governos federal, estadual e municipal e a sociedade.

Maldaner manifestou sua preocupação com a situação que os estados estão vivendo. Por um lado, disse, montadoras em São Paulo vivem o drama de ter que optar entre obter um entendimento e demitir funcionários, alegando que há produção em excesso, que não existe mercado para tantos automóveis e que a tendência é de aumento do desemprego. De outro lado, destacou, há uma forte concorrência entre vários estados "que se obrigam a oferecer incentivos fiscais até comprometedores" para trazer montadoras estrangeiras para a sua região.

Segundo o senador, os governadores sentem-se pressionados a buscar, de qualquer forma, sediar as empresas em seus estados. Se não conseguem isso, são acusados de não terem capacidade de gerar empregos e desenvolver sua região. Isso leva os governadores a comprometimentos que podem atingir administrações futuras:

- Em função do desespero, começam a dar 10, 20 anos de incentivo, oferecem 500 milhões de reais para que a montadora se estabeleça, com prazo de 20 anos e sem juros.

Maldaner disse que, nesse caso, o estado passa a ser então sócio da montadora:

- Essa é uma questão que merece reflexão. O estado participa com centenas de milhões para que essa ou outra montadora se estabeleça no estado e passa a ser uma espécie de sócio dessa montadora, enquanto a linha do governo é de privatizar. Há nisso uma contradição.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) defendeu a necessidade de um planejamento nacional para evitar a guerra fiscal entre os estados na busca da instalação de montadoras em seus territórios.



05/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PORTELLA DEFENDE PROJETO PARA DESENVOLVER TURISMO NO PIAUÍ

Maldaner: Brasil precisa investir em infraestrutura para desenvolver capacidade produtiva

MALDANER DEFENDE PROJETO DE MODERNIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Maldaner defende projeto que cria o Fundo de Defesa Civil

Comandante defende política para desenvolver Amazônia

ALCÂNTARA DEFENDE MEDIDAS PARA DESENVOLVER O NORDESTE