MALDANER DESTACA O 11 DE AGOSTO, ALICERCE DA CIÊNCIA MADE IN BRAZIL



Ponto de partida para o desenvolvimento cultural e científico brasileiro. É desta forma que o senador Casildo Maldaner vê a importância do 11 de agosto para o país, data de criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, 173 anos atrás. Ao exaltar o evento e cumprimentar os advogados brasileiros pelo seu dia, o parlamentar destacou em Plenário que a iniciativa de D. Pedro I "abriu caminho para uma abordagem da ciência jurídica subordinada à realidade nacional e, a partir daí, para que se lançassem os alicerces do pensamento científico latu sensu made in Brazil".
A partir da criação das faculdades de Direito de São Paulo e do Recife, acrescenta Maldaner, tornou-se possível realizar, em solo brasileiro, estudos voltados para a realidade nacional. Ele lembra, ainda, que a aspiração dos brasileiros por possuírem, dentro do país, estabelecimentos de ensino superior remonta aos tempos da colônia. Os inconfidentes mineiros, no final do século XVIII, já propunham dotar a pátria de uma universidade.
O mérito de formular oficialmente essa proposta, no entanto, ficou com José Feliciano Fernandes Pinheiro, Visconde de São Leopoldo. Ele a apresentou formalmente na Assembléia Constituinte de 1823. Queria instalar um curso jurídico em São Paulo. O Visconde de Cachoeira, recorda o senador catarinense, encarregou-se de ampliar a proposta para incluir a instalação de outro curso jurídico, desta vez em Pernambuco, para atender aos jovens das províncias do Norte.
- Hoje, são inúmeras as vozes que afirmam, com sobrada razão, ter a criação daqueles dois primeiros cursos jurídicos representado um marco decisivo na história pátria - destacou Casildo Maldaner.
O senador lamentou, por outro lado, que todas as tentativas parlamentares de oficializar o 11 de Agosto também como o Dia do Advogado tenham fracassado. Inclusive seu projeto de lei, que teve parecer contrário na Comissão de Educação do Senado.
Para dar uma "satisfação a todos aqueles que tinham a expectativa de ver oficializada tal data", o parlamentar reafirmou da tribuna do Senado sua convicção "da justeza de se inserir no ordenamento jurídico do país a comemoração do Dia do Advogado, esse herói anônimo da imorredoura causa das liberdades públicas, esse instrumento essencial para garantir o acesso de todos à justiça, esse operário diligente e habilidoso na necessária reconstrução permanente do Direito".

17/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER QUER DIA DO ADVOGADO EM 11 DE AGOSTO

Inscrições para Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia ficam abertas até 19 de agosto

Stolen Picasso recovered undamaged in Brazil

Brazil Film Fest exibe filmes nacionais no Canadá

MALDANER DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

MALDANER DESTACA CONFERÊNCIA DOS ADVOGADOS TARINENSES