MALDANER DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL



A Lei de Responsabilidade Fiscal e as suas aplicações como instrumento para corrigir os desequilíbrios nas finanças e na administração pública do país, foram destacadas pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em discurso no Senado.
Ele afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal dá origem a normas tipicamente hierárquicas, ou menos "colegiadas" que as hoje existentes. Segundo o senador, essa característica supera a tendência das instituições orçamentárias, onde costuma prevalecer atribuições de prerrogativas mais amplas a um dos poderes, "normalmente o Executivo" - afirmou.
No rastro da hierarquização das instituições, a Lei da Responsabilidade Fiscal - entende o senador -, parece reduzir a margem para a manobra do orçamento como instrumento a serviço de políticas públicas, particularmente das políticas tributária e de estabilização econômica.
Cassildo Maldaner observou que "o estabelecimento e o cumprimento de metas fiscais não são um fim em si mesmos, mas a arquitetura de instrumentos que permitem melhor administração, inclusive e especialmente nos períodos de normalidade".
Entre os pontos que considerou mais relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal, o senador destacou 37 itens, entre os quais se destacam o que veda a utilização de recursos públicos para auxílio de entidades do Sistema Financeiro Nacional e o que determina que o Poder Legislativo deverá fiscalizar a implementação da lei.

18/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

QUINTANILHA DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Tuma destaca importância da responsabilidade social nas empresas

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA APROVAÇÃO DE LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Ricardo Ferraço destaca benefícios da Lei de Responsabilidade Fiscal

Casildo Maldaner destaca importância do aperfeiçoamento do Sistema de Defesa Civil