Maldaner diz que Santa Catarina perderá R$ 1 bi por ano com mudança do ICMS de importados
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) reclamou em Plenário, nesta quarta-feira (21), dos prejuízos que a aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010 poderá causar ao seu estado. O texto, que está em discussão nas comissões do Senado, uniformiza a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre bens e mercadorias importados com a intenção de acabar com a guerra fiscal entre os estados que possuem portos.
- Santa Catarina, segundo a estimativa do governador Raimundo Colombo, sofrerá perdas financeiras de cerca de R$ 1 bilhão por ano. Perderíamos, ainda, empresas importadoras já instaladas e outras em fase de negociação deixariam de vir. Os nossos portos, cinco no total, hoje já estruturados, não seriam mais atrativos – afirmou o senador.
Maldaner sugeriu que, em primeiro lugar, seja discutido se a mudança nas alíquotas pode ser feita por meio de resolução – como está sendo proposta – ou precisa de lei complementar, como recomenda a Constituição federal. Depois disso, deveria seria feito um estudo para verificar se essas medidas trarão os efeitos esperados ou aprofundarão as desigualdades do país. O senador também afirmou que possível uma uniformização de alíquotas deveria ser feita “de modo gradual e não de supetão”.
- Como representante de Santa Catarina, farei de tudo para evitar esse quadro, buscando garantir a composição de um cenário que nos dê segurança jurídica e orçamentária – disse.
21/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governador de Santa Catarina pede mais diálogo antes de uniformizar alíquotas do ICMS sobre importados
Em carta a Dilma, Ferraço critica mudança do ICMS sobre importados
Em carta a Dilma, Ricardo Ferraço alerta para riscos de mudança do ICMS sobre importados
ICMS único para importados ampliou debate sobre mudança na política de incentivos fiscais
Maldaner condena venda do Banco de Santa Catarina
Maldaner lembra visita de Covas a Santa Catarina