Maldaner pede ao governo que auxilie indústrias importadoras para diminuir perdas com valorização do dólar



Ao discursar nesta terça-feira (21), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que a crise financeira internacional já traz conseqüências para o Brasil. Ele informou ter participado de encontro com empresários em Joinville (SC), onde constatou que a valorização do dólar frente ao real trouxe prejuízos a empresas e indústrias de Santa Catarina, embora outras tenham ganhado com a alta da moeda norte-americana. O senador sugeriu que o governo federal avalie a redução de impostos de importação para ajudar as empresas e as indústrias que precisam importar produtos.

De acordo com Casildo Maldaner, muitas empresas catarinenses suspenderam investimentos devido às incertezas do atual cenário econômico. O senador disse que empresas catarinenses dos setores têxtil, moveleiro e calçadista estão satisfeitas com a valorização do dólar, pois suas produções não dependem de matéria-prima importada e estão ganhando mais ao exportarem seus produtos. Já as empresas e indústrias cujas produções dependem de matéria-prima importada estão em dificuldades com a desvalorização do real, acrescentou o senador.

Casildo Maldaner sugeriu ao governo federal a diminuição ou extinção de impostos de importação (ou medidas similares) para aumentar a competitividade das empresas brasileiras que precisam comprar fora do país. O senador informou que esses assuntos foram discutidos em reunião na Associação Comercial e Industrial de Joinville, com a presença dos três senadores do estado de Santa Catarina.



21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede ao governo que auxilie pescadores afetados pelo morticínio de peixes no Sul

Governo toma nova medida contra excessiva valorização do real ante o dólar

Indústrias elétricas e eletrônicas querem medidas compensatórias para valorização do real

Senadores vão debater valorização cambial e fechamento de indústrias

Valorização do dólar pode aquecer ainda mais mercado do turismo, diz ministro

Anibal Diniz pede ao governo que compense os estados pelas perdas no FPE