Senadores vão debater valorização cambial e fechamento de indústrias



A pauta de novas audiências da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) incluirá debate sobre o risco da desindustrialização do país, em decorrência da valorização da moeda brasileira com relação ao dólar. Desindustrialização é o nome que os economistas dão ao fechamento de indústrias e à conseqüente redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) em função da concorrência externa.

Essa concorrência externa é quase sempre estimulada pela valorização da moeda nacional frente ao dólar, o que torna mais baratas as importações. Na opinião da maioria dos analistas econômicos, o real está valorizado frente o dólar, o que também diminui a renda dos exportadores no momento em que trocam dólares por reais.

No texto do requerimento, assinado pelos senadores Armando Monteiro(PTB-PE) e Luiz Henrique da Silveira, consta a estimativa de que o Real estaria sobrevalorizado hoje em torno de 30%.

Serão convidados os dirigentes das principais entidades empresariais do país, entre as quais a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e o economista José Roberto Mendonça de Barros.

Rodovias 

Os contratos da primeira etapa do Programa de Concessão das Rodovias Federais também vão ser objeto de debate. Por sugestão da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a CAE deve discutir o desequilíbrio econômico-financeiro desses contratos, tema abordado em relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU).



17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valorização cambial prejudica economia gaúcha, diz Paim

César Borges pede renovação de contratos com a Chesf para evitar fechamento de indústrias no Nordeste

Indústrias elétricas e eletrônicas querem medidas compensatórias para valorização do real

Maldaner pede ao governo que auxilie indústrias importadoras para diminuir perdas com valorização do dólar

Dornelles: delegação brasileira deve debater, na OMC, medida contra o dumping cambial da China

Senadores de oposição culpam governo pela crise cambial