Paim pede ao governo que auxilie pescadores afetados pelo morticínio de peixes no Sul
O senador Paulo Paim (PT-RS) fez, em discurso, um apelo ao Ministério do Trabalho para que atenda com o seguro desemprego os trabalhadores afetados pela catástrofe ambiental que atingiu o Rio dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, no último sábado (7), provocando a morte de cerca de um milhão de peixes.
- Preocupa-nos a situação da população ribeirinha que vive da pesca e que agora não poderá retirar do rio o seu sustento. É preciso que as causas sejam apuradas e os responsáveis rigorosamente punidos, nos termos da legislação - cobrou o senador.
Paim disse que o desastre, considerado "o maior acidente ambiental dos últimos 40 anos na área", torna-se ainda mais grave pela circunstância de haver ocorrido na temporada de piracema (época que os cardumes sobem o rio para procriação).
O senador também solicitou ao Ministério da Assistência Social uma ação efetiva no sentido de amparar as famílias atingidas e deixou para reflexão um velho provérbio indígena:
"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro".13/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maldaner pede ao governo que auxilie indústrias importadoras para diminuir perdas com valorização do dólar
Pescadores do Delta do Jacuí querem o repovoamento de peixes
Pescadores devem ficar atentos à captura de peixes com marcador
Paulo Paim pede mais dinheiro para municípios afetados pela seca no Sul
Acir Gurgacz defende compensação para pescadores afetados por hidrelétricas
Efraim pede que municípios afetados pelas chuvas tenham prioridade em programa habitacional do governo