MALDANER: PIB CATARINENSE CRESCEU O DOBRO DA MÉDIA NACIONAL



Para um crescimento do PIB nacional da ordem de 3,03%, o PIB do estado de Santa Catarina registrou um aumento de 6,8% em 1997, segundo destacou hoje (dia 18) o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), citando dados do IBGE. O fato de o estado, que movimentou em torno de R$ 33,9 bilhões, superar a média nacional foi atribuído pelo senador a "uma administração séria e competente", que não perdeu seu rumo "em meio às avalanches de críticas e meias-verdades".

Todos os setores econômicos do estado cresceram: a indústria, 6,95%; a agropecuária, 12,05%; e os serviços, 4,46%, afirmou. Para o senador, esses números são motivo de comemoração porque, "durante muito tempo, a população brasileira foi bombardeada com notícias infundadas sobre um caos que se instalava no meu estado". Primeiro, houve a CPI dos Precatórios, depois, "foi o juízo final que chegava com o fenômeno El Niño", disse.

Outra razão para os resultados econômicos de Santa Catarina, na avaliação de Casildo Maldaner, estaria no advento do Mercosul, que demonstrou que o estado estava preparado para competir no mercado internacional: "Estamos exportando muito mais do que importando", frisou.

Primeiro estado da Federação a criar uma secretaria especial para o mercado comum, Santa Catarina também inaugurou, recentemente, o Espaço Mercosul, onde funcionarão os escritórios comerciais dos países que integram o bloco, além de um escritório da Junta da Galícia, acrescentou.



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA DIZ QUE NORDESTE CRESCEU MAIS QUE MÉDIA NACIONAL

SUASSUNA DIZ QUE NORDESTE CRESCEU MAIS QUE MÉDIA NACIONAL

CASILDO MALDANER ELOGIA CRESCIMENTO CATARINENSE

Casildo Maldaner aplaude livro de escritor catarinense

Classe média da América Latina cresceu 50% na última década

Maldaner cobra aplicação de recursos do Fundef por governo catarinense