MALDANER QUER INCENTIVOS PARA FIXAÇÃO NO CAMPO



"O governo federal precisa criar enérgicos e eficientes mecanismos que reduzam e desestimulem o fluxo do abandono do campo em busca da ilusão das grandes cidades", disse hoje (dia 8) o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). A seu ver, é no meio rural que se encontra a solução para os problemas do país, por meio da geração de empregos, do aumento da renda, da descentralização da economia e da interiorização socio-econômica.

- É preciso um grande esforço nacional para reverter o quadro de analfabetismo, mortalidade infantil e miséria que hoje é a realidade das grandes metrópoles. Quanto maior a cidade, maiores, mais profundos e insolúveis os seus problemas. As comunidades menores desenvolvem com maior facilidade laços sociais e efetivos e apresentam mais agilidade para combater as chagas das grandes cidades - afirmou.

Ao se reportar ao último censo do IBGE, Maldaner lembrou que as metrópoles brasileiras pararam de crescer. Segundo o senador, o estado de São Paulo, por exemplo, que chegou a crescer a taxas de 3% na década de 80, aumentou apenas 1,5% entre 1991 e 1996.

- O governo deve aproveitar essa tendência espontânea para consolidar, o quanto antes, uma política de revigoramento do interior. Para tanto, não poderá postergar, por mais tempo, duas definições emergenciais: uma política agrícola e uma política fundiária capaz de resolver os problemas dos sem-terra - frisou.

Casildo Maldaner assinalou que o Brasil, em 1950, era realmente um "país rural", pois 64% de sua população estava no campo, sendo que hoje 75% dos habitantes moram em cidades. "As razões disso são a inadequação das políticas agrícolas, as melhores condições de emprego e de infra-estrutura social nas cidades e a falta de investimentos em educação, saúde e habitação no meio rural", salientou.

- As conseqüências nefastas do fluxo migratório de mão única são idênticas em todo o mundo: saturação das cidades, favelização, desemprego, decadência dos serviços públicos básicos, desagregação familiar, marginalização, entre outros - destacou Maldaner.



07/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER QUER MAIS INCENTIVOS À PESCA

Fronteira do Mercosul: senadores destacam fixação do homem no campo

Casildo Maldaner cobra incentivos federais para melhorar turismo em SC

Azeredo quer fixação de prazo para Fepam liberar a Usina Jacuí I

Efraim Morais quer incentivos para o Nordeste

Wilson Santiago quer incentivos para uso de energia limpa