Wilson Santiago quer incentivos para uso de energia limpa




Em pronunciamento nesta sexta-feira (12), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu a adoção de incentivos para a utilização de fontes alternativas de energia em unidades residenciais do país. Para isso, o parlamentar informou que apresentou um projeto de lei que estabelece redução do imposto de renda aos proprietários de imóveis que sejam dotados de equipamentos e sistemas de aproveitamento de energia limpa como a solar e a eólica.

Wilson Santiago salientou que sua proposta (PLS 449/11) vai ao encontro da crescente preocupação com o meio ambiente em todo o mundo.

- Trata-se de incentivar a aplicação dessas tecnologias de modo sistemático, de maneira a estabelecer um novo padrão cultural e, quem sabe, um novo padrão das normas municipais que afetam a construção de imóveis - comentou.

Para o senador, o Brasil não pode ficar "refém" da fonte hidráulica, que atualmente é responsável pela maior parte da energia produzida no país.

- É de todo incompreensível que um país tropical como o nosso, dotado de incidência solar forte e abundante durante todo o ano, não empreenda esforços no sentido de aproveitar essa energia e fique refém da fonte hidráulica, que domina nosso balanço energético. O mesmo se pode dizer da energia eólica, de enorme potencial em vastas áreas do território nacional - argumentou.

Na avaliação do parlamentar da Paraíba, o incentivo à utilização de tecnologia para obtenção de energia limpa não apenas aumentará a demanda por esse tipo de tecnologia, como também estimulará a intensificação da pesquisa em busca de menores custos na produção.

Recuperação de Escolas

No mesmo discurso, o senador fez um apelo por investimentos na recuperação de escolas de municípios paraibanos afetados pelo excesso de chuvas. Ele informou que se reuniu com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que teria assegurado a realização de ações emergenciais para recuperar as unidades escolares.

Wilson Santiago também defendeu a aprovação pelo Senado de medidas provisórias que tratam da recuperação de escolas atingidas por desastres naturais.



12/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago pede atenção para vigência da Lei da Ficha Limpa

Wilson Santiago quer afastamento obrigatório de candidatos à reeleição

Wilson Santiago quer criar Zona Franca do semi-árido nordestino

JOSÉ JORGE QUER INCENTIVOS PARA APROVEITAMENTO DA ENERGIA EÓLICA

Wilson Santiago faz sugestões para aprimorar o Prouni

Wilson Santiago comemora aumento de recursos para educação