Maldaner questiona decisão do TSE de negar certidão de quitação eleitoral a políticos com contas reprovadas



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) chamou a atenção para a possibilidade de nulidade da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de negar a certidão de quitação eleitoral aos candidatos que não tiveram suas contas de campanha aprovadas nas eleições anteriores. A certidão de quitação eleitoral, lembrou Maldaner em discurso nesta quarta-feira (18), é documento indispensável para que seja feito o registro da candidatura.

De acordo com Casildo Maldaner, vários juristas e especialistas têm levantado questionamentos a respeito da decisão do TSE. Uma das dúvidas suscitadas diz respeito à competência constitucional do tribunal de estabelecer critérios de inelegibilidade, competência exclusiva do Poder Legislativo.

Citando artigo do especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, professor Ruy Samuel Espíndola, Casildo Maldaner lembrou que, “em termos pragmáticos, a consequência da regra criada por resolução interpretativa [pelo TSE], que nega quitação eleitoral aos que tiverem contas rejeitadas, é, às avessas do direito, criação de nova hipótese de inelegibilidade”.

O senador apontou ainda outro problema na decisão da corte eleitoral, relativo à validade ou não da regra apenas para os políticos que foram candidatos em 2010 ou em qualquer eleição anterior.

— Derivado do questionamento [sobre o alcance da regra], é preciso estabelecer ainda o tempo de duração dessa restrição — caso contrário, aquele que teve suas contas rejeitadas estará, ad eternum, privado do direito de candidatar-se — assinalou.



18/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Candidato com conta de campanha rejeitada poderá receber certidão de quitação eleitoral

Grupo questiona proibição a piadas com políticos no período pré-eleitoral

MOREIRA MENDES QUER PUNIÇÃO PARA POLÍTICOS COM CONTAS REJEITADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

MOREIRA MENDES QUER PUNIÇÃO PARA POLÍTICOS COM CONTAS REJEITADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

MOREIRA MENDES QUER PUNIÇÃO PARA POLÍTICOS COM CONTAS REJEITADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

Partidos pedem ao TSE que libere candidatos com contas reprovadas