MALDANER: ROLAGEM DE DÍVIDA CRIA PRECEDENTE



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) esclareceu na sessão de sexta-feira que não votou contra pleito de Minas Gerais, mas contra o aumento da rolagem da dívidajá cumprida, por causa do precedente que se cria.

Maldaneralertouque a aprovação dadaao estadopara rolar 100% de sua dívida em títulos que venceu no primeiro semestre, depois que o estado cumpriu decisão anterior dos senadores de rolagem de 94,86%, está criando um precedente para que outros governos façam o mesmo . Para ele, "isso é perigoso", porque o Senado pode perder em credibilidade, já que mudou uma decisão tomada há poucos meses.

O governo mineiro cumpriu a decisão anterior do Senado e resgatou no mercado5,14%da dívida que venceu no primeiro semestre. Agora, teve aprovado requerimento para lançar títulos equivalentes a estes 5,14%. O senador por Santa Catarina esclareceu que não votou contra Minas Gerais, mas contra o aumento da rolagem já cumprida, por causa do precedente que se cria.

Casildo Maldaner alertou que aumentar endividamento contraria inclusive o plano de estabilização da economia, pois quanto mais títulos existem no mercado, mais altos são os juros que os estados são obrigados a pagar. O senadorlembrou que alguns estados vêm destinando até 22% de sua renda líquida só para pagar dívidas, enquanto outros vendem títulos para manter seus compromissos. Ele ressaltou que os estados lançam os títulos no mercado com a garantiado governo federal, autorizada pelo Senado, e não por conta risco dos próprios governos estaduais.



30/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner diz que seguro abre precedente para pequeno produtor

Garibaldi diz que decisão do STF em relação a CPI da Câmara cria precedente perigoso

ROLAGEM DA DÍVIDA DE SP ESTÁ NA PAUTA DA CAE

CAE ANALISA ROLAGEM DE DÍVIDA DO PIAUÍ

CCJ APROVA ROLAGEM DE DÍVIDA DE RONDÔNIA

CAE QUER REDUÇÃO NA ROLAGEM DA DÍVIDA