Maldaner sugere ações contra insegurança pública
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou nesta quinta-feira (13) sua preocupação com a insegurança crescente que se registra na sociedade brasileira e instou autoridades, parlamentares e entidades da sociedade civil a buscarem soluções para minorar o problema. Para o senador, a utilização dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no custeio da educação de um jovem é um exemplo de solução setorial que pode ter um efeito benéfico em relação ao problema global da insegurança.
Mesmo em Santa Catarina, onde não há megalópole e a distribuição de renda é melhor do que no resto do país, já há preocupação com a segurança pública, apontou o senador. Ele mencionou editorial do Diário Catarinense em que o jornal analisa declarações do ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, reconhecendo haver um verdadeiro "Estado paralelo" comandado pelo narcotráfico nas periferias do Rio e São Paulo.
As soluções mais globais para a insegurança pública são conhecidas, disse Casildo Maldaner: policiamento ostensivo, sentenças judiciais céleres e prisões mais seguras. No que diz respeito a medidas mais específicas que podem partir da sociedade, ele enfatizou a importância do atendimento aos jovens de 14 a 24 anos.
Na opinião do senador, são os jovens desanimados, sem perspectivas de educação e emprego, que vão engrossar as fileiras do narcotráfico.
- Precisamos encontrar meios de atendimento a esse segmento da população, facilitando seu ingresso no 2º e 3º graus, bem como na educação profissionalizante, cuidando de programas para facilitar um primeiro emprego, dando-lhes uma chance de entrar no mercado de trabalho - finalizou.
13/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam: ações contra a violência, a insegurança, a corrupção e a impunidade devem ser prioridades em 2008
Defesa civil: Casildo Maldaner sugere foco na prevenção e fundo contra calamidades
Ricardo Santos sugere novas ações na educação pública
MALDANER APROVA AÇÕES JUDICIAIS CONTRA INDÚSTRIAS DE FUMO
Casildo Maldaner cobra ações efetivas de prevenção contra catástrofes climáticas
Gilvam sugere renúncia de governantes caso insegurança continue