Mané Garrincha em Brasília será palco de ato pelo trabalho seguro



Evento será o sexto promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho nas arenas que sediarão as partidas da Copa do Mundo de 2014

Mais de quatro mil trabalhadores são esperados no Ato pelo Trabalho Seguro na Indústria da Construção que será realizado na manhã desta quarta-feira (4), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O evento será o sexto de uma série que está sendo realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho das cidades onde há obras da Copa do Mundo. 

O objetivo é alertar os trabalhadores da construção civil sobre os riscos das atividades diárias, incentivando-os a usarem sempre os equipamentos de segurança. No último mês, dois operários da obra do Mané Garrincha se acidentaram justamente pela falta do uso adequado de equipamentos de proteção individual, um deles morreu.

Os trabalhadores do Mané Garrincha assistirão a palestra e vídeo educativo, e irão receber um kit com cartilha, boné e camiseta. Serão ainda sorteadas 10 camisas oficiais da Copa, cedidas pela CBF, e cinco bicicletas doadas pelo sindicato.

Programa

O Trabalho Seguro foi criado em 2011 por causa do elevado número de trabalhadores acidentados em decorrência das relações trabalhistas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, foram 2.796 mortes no último ano. Composto por ações educativas, o Programa tem como tema de 2012 a construção civil, setor econômico com maior número de vítimas fatais.

Arena

O estádio recebeu o certificado SA 8000 (Social AccountAbility 8000) de responsabilidade social. O selo atesta a aplicação de práticas sociais do emprego e foi criado com base nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dentre os quesitos investigados para recebimento do selo estão a proibição do trabalho infantil e forçado, respeito às normas de segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, ausência de discriminação, além da comprovação de remuneração e carga horária de trabalho adequadas.

Leia mais:

Portal da Copa divulga andamento das obras das 12 cidades-sede do Mundial

Estádio Mané Garrincha recebe última visita programada do comitê organizador

 

Fonte:
Portal  da Copa

 

 

03/07/2012 18:10


Artigos Relacionados


Obras do Estádio Mané Garrincha de Brasília chega a 58% de sua execução

Abin realiza treinamento no Mané Garrincha

Subestação de energia é inaugurada no Mané Garrincha

Estádio Mané Garrincha divulga balanço de atividades

Estádio Mané Garrincha vai receber finais de campeonato

Moradores de Ceilândia poderão conhecer o Mané Garrincha