Mantega descarta existência de “bolha” no setor habitacional e garante controle da inflação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (26) que o Brasil continuará crescendo em torno de 5% até 2015, apesar das crises vividas atualmente por países avançados, como Estados Unidos e da Europa.
“A estagnação dos avançados atrapalham os emergentes, mas não a ponto de impedir que eles continuem o crescimento”, enfatizou o ministro. Segundo ele, apesar da conjuntura atual, o crescimento continua sustentável no Brasil e a solidez nas contas públicas e o forte mercado interno dão condições para que a economia brasileira não seja afetada.
Segundo Mantega, o crescimento de 4,5%, previsto para 2011, é “perfeitamente sustentável” e contraria analistas que afirmam que a economia brasileira está superaquecida.
O ministro da Fazenda também descartou a existência de uma bolha habitacional no País. Ele afirmou que a alta de preços no setor, após 20 anos de estagnação, é natural e reflete o estímulo dado pelo governo com a criação do programa Minha Casa Minha Vida.
Mantega destacou a ascensão dos investimentos no Brasil como fator importante para o crescimento de qualidade. “É muito importante que, mesmo que tenhamos reduzido um pouco o ímpeto do consumo, o investimento no País se mantenha forte”, observou. Mantega informou que, em 2011, os investimentos devem aumentar 10%, com volume estimado em R$ 700 bilhões, ou 19% do Produto Interno Bruto (PIB).
Ao falar da inflação, Mantega reiterou que o combate à alta de preços continua sendo prioridade para o governo. "O governo não economizou esforços para manter a inflação sob controle, tomamos várias medidas. E nós vamos mais uma vez cumprir os limites do regime de metas de inflação", completou o ministro.
O ministro reforçou que governo continuará vigilante e salientou que o combate à inflação, embora “implacável’, não chegou ao ponto de derrubar a economia brasileira.
Fonte:
Ministério da Fazenda
26/07/2011 19:24
Artigos Relacionados
Governo descarta interromper queda de juros para controlar a inflação, diz Mantega
IPCA mostra que inflação sob controle, diz Mantega
Inflação brasileira está sob controle, destaca Guido Mantega
Estímulo ao crédito não aumentará inadimplência ou inflação, garante Mantega
Inflação do País está sob controle, garante ministro da Fazenda
Inflação brasileira está sob controle e vai recuar para o centro da meta, garante Tombini