Mantega diz que ICMS é o tributo que mais atrapalha a produção



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco, em audiência pública no Senado, que "o ICMS é hoje o tributo que mais atrapalha a produção". Ele ressaltou que tal avaliação é do próprio setor produtivo. Uma das razões para essa constatação, segundo o ministro, é que esse imposto dificulta a "alocação ótima" de recursos no território nacional, já que as empresas acabam tomando suas decisões sobre onde investir não a partir do que seria mais produtivo, e sim a partir da tributação que terão de enfrentar.

VEJA MAIS

– Além disso, é um imposto de muita heterogeneidade, já que existem 27 regimes de ICMS - observou ele, referindo-se aos 26 estados do país e ao Distrito Federal.

Mantega também frisou que há atualmente uma "grande" incerteza jurídica, porque a chamada "guerra fiscal" vem sendo questionada junto ao Supremo Tribunal Federal por ações contra os subsídios concedidos pelos estados.

– A guerra fiscal, se teve utilidade para os estados num certo período, agora deixa de ter, porque se generalizou. Todos passaram a utilizar esse instrumento - alertou.

A audiência está sendo realizada pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

Mais informações a seguir



21/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Equipamentos voltados à produção de energia renovável não terão mais ICMS

Mantega: redução do ICMS vai ajudar no crescimento dos estados

Mantega discutirá com senadores redução e unificação do ICMS

Mantega participa de audiência na CAE sobre unificação do ICMS

Para Mantega, reforma do ICMS depende de acordo entre os estados

Mantega admite prazo maior para unificação de alíquotas do ICMS