Mantega e Meirelles vêm ao Senado discutir crise financeira internacional
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vêm ao Senado nesta quarta-feira (22) discutir com os senadores a crise financeira mundial e o impacto dela na economia brasileira. O debate será realizado em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e atende a requerimentos do presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), e dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e João Tenório (PSDB-AL).
Na justificação do requerimento, Simon ressaltou que diminuiu o "otimismo" inicial das autoridades de política econômica e monetária - que, registrou o senador, afirmavam que o Brasil possuía uma "blindagem" que não permitiria que o país fosse muito afetado pela crise financeira mundial. Simon informou que, desde o início da situação, já foram contabilizadas perdas aproximadas de US$ 3,5 bilhões causadas pelo movimento de capitais.
Simon afirmou ainda na justificação do requerimento que a crise teve origem no sistema financeiro americano e se propagou pelo mundo. A causa, observou, foi o comportamento especulativo sobre as transações no mercado imobiliário de baixa credibilidade e de grande insolvência - o chamado subprime - que progrediu dentro do sistema bancário e de investimentos norte-americanos e chegou a instituições confiáveis. A conseqüência imediata, ressaltou Simon, foi o "incontrolável alastramento da crise para outros mercados - União Européia, Ásia e América Latina".
Nos demais requerimentos, não há justificação.
No dia 6 de outubro, o governo editou medida provisória (MP 442/08) que dá ao Banco Central poderes para socorrer pequenos bancos e que facilita a concessão de crédito a exportadores. A MP atualmente tramita na Câmara dos Deputados.
A reunião da CAE está marcada para as 10h e será realizada na sala 19 da Ala Alexandre Costa.
20/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado poderá convocar Mantega e Meirelles para debater crise financeira
CAE debate nesta quarta-feira os impactos da crise financeira com Mantega e Meirelles
Mantega e Meirelles vão detalhar na CAE as medidas do governo para enfrentar a crise financeira
Debate com Mantega e Meirelles sobre a crise financeira foi adiado para quarta-feira
Henrique Meirelles vai falar sobre a crise financeira amanhã no Senado
Meirelles falará da crise financeira à Comissão de Orçamento