Mantega e Meirelles vão detalhar na CAE as medidas do governo para enfrentar a crise financeira



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deverão explicar perante a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em reunião que ainda será agendada, os efeitos da crise financeira mundial na economia brasileira. Eles também irão detalhar as providências que o governo vem adotando para enfrentar as turbulências que sacodem os mercados financeiro e de capitais de todo planeta.

A decisão de convidar as duas autoridades para um debate com os senadores foi tomada pelos membros da CAE nesta terça-feira (7), ao aprovarem três requerimentos em bloco convidando Mantega e Meirelles para comparecerem à comissão. Os requerimentos são de autoria dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), que preside o colegiado, e dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e João Tenório (PSDB-AL).

Os senadores entendem que a crise que abala as mais fortes economias do mundo já chegou ao Brasil e, por isso, as autoridades monetárias brasileiras devem explicar ao país as medidas que vêm adotando no sentido de impedir que as turbulências façam consideráveis estragos nas finanças brasileiras.

Para Pedro Simon, é necessário que, especialmente o ministro da Fazenda, Guido Mantega, debata na CAE os mecanismos de salvaguardas e garantias de estabilidade do sistema financeiro nacional. Durante a reunião desta terça-feira o senador manifestou preocupação com a expansão da crise - que começou nos Estados Unidos - para outros mercados, como a União Européia e Ásia.



07/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado poderá convocar Mantega e Meirelles para debater crise financeira

Debate com Mantega e Meirelles sobre a crise financeira foi adiado para quarta-feira

Brasil está mais preparado para enfrentar a nova crise financeira global, diz Mantega

Mantega: Brasil está mais preparado que os países ricos para enfrentar a crise financeira

Mantega e Meirelles vêm ao Senado discutir crise financeira internacional

CAE debate nesta quarta-feira os impactos da crise financeira com Mantega e Meirelles