Manual ajuda professores a lidar com portadores de necessidades especiais
Livro oferece dicas e suporte aos educadores
Lançada recentemente pela Editora Santos, a segunda edição do Manual de Orientação para Professores de Crianças com Deficiência Auditiva, de 73 páginas, traduz uma experiência de 20 anos de trabalho com crianças do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau), unidade especializada no acompanhamento pedagógico do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), o Centrinho, de Bauru.
Oferece dicas valiosas e suporte aos professores em sala de aula, aprendidas da convivência não só com as crianças, mas também com seus familiares. As autoras Andréa Gandolfi Berro, Kátia Fugiwara de Oliveira, Luciane Aparecida Fiori de Godoy, Maria José Buffa (pedagogas) e Joseli Soares Brazorotto (fonoaudióloga) contam um pouco de suas experiências práticas, de suas visitas às escolas e dos cursos de capacitação, e de suas muitas conversas com professores, durante 14 anos.
“O Manual chega para somar e trazer orientações básicas”, diz Kátia. Estruturado em capítulos, apresenta informações essenciais sobre as deficiências, condutas de comunicação, os recursos e os dispositivos usados na reabilitação. A coordenadora do Cedau, Maria José Buffa, lembra que a idéia do compêndio não é recente. Em 1996 surgiu o primeiro, de estrutura simples e distribuição restrita aos professores que ministravam o curso de capacitação mensal. “Nossa equipe resolveu que aquele simples material deveria ganhar nova dimensão. Por isso chamamos a publicação atual de segunda edição.”
Segundo Maria José, o objetivo é socializar Brasil afora as informações apresentadas aos professores da região de Bauru nos cursos e na convivência com os profissionais do Centrinho, da USP. “Há casos de professores que não sabem sequer onde devem acomodar as crianças com problemas auditivos. Já as encontramos até isoladas no fundo das salas de aula, totalmente excluídas”, lembra a coordenadora.
Avaliação antropométrica
Outra obra destinada à saúde infantil com o selo do Centrinho é o Guia Prático – Avaliação Antropométrica em Pediatria, das nutricionistas Suely Prieto de Barros e Eliane Petean, da equipe do Centrinho/USP, e Andrea Corrêa Pereira, do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp). Com 176 páginas, o livro da Editora Ponto Crítico é dirigido a profissionais de saúde que trabalham com a avaliação do estado nutricional de pacientes pediátricos, alunos e docentes da área. Vale destacar a lista atualizada de referências para consulta e fonte de pesquisas e estudos.
“A desnutrição compromete o crescimento e o desenvolvimento infantil e ocasiona danos irreparáveis, inclusive cerebrais. Isso dependerá da sua gravidade e do tempo de exposição, daí a importância de se avaliar sistematicamente o estado nutricional, principalmente em crianças hospitalizadas”, segundo comentários das autoras no prefácio da obra.
Maria das Graças Leocadio - Da Agência Imprensa Oficial
09/04/2008
Artigos Relacionados
Portadores de necessidades especiais com renda baixa terão juros reduzido
Portadores de necessidades especiais participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Especial D.O.: Parceria encaminha portadores de necessidades especiais ao mercado de trabalho
Trânsito: Reunião discute inserção social de portadores de necessidades especiais
Trânsito: Reunião discute inserção social de portadores de necessidades especiais
Tourinho quer 20% de vagas de concursos para portadores de necessidades especiais