Manual padroniza tratamento de soropositivos com DST
Material será distribuído aos profissionais da saúde de 200 unidades ambulatoriais em todo o Estado
O atendimento aos pacientes com HIV/Aids, portadores também de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), será padronizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Para isso, profissionais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, unidade ligada à pasta, elaboraram o "Manual para manejo das doenças sexualmente transmissíveis em pessoas vivendo com HIV".
Composto por 152 páginas e distribuído em 200 unidades ambulatoriais em todo o Estado, o manual orienta profissionais da saúde sobre cuidados diferenciados, já que esses pacientes costumam apresentar formas atípicas de DSTs. "Esperamos que esse manual ajude os técnicos de saúde a trabalharem no melhor manejo possível de pessoas infectadas pelo HIV, que também apresentam algum tipo de DST", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do CRT DST/AIDS.
Entre temas abordados pelo manual estão cuidados durante a gravidez com portadores de infecção provocada pelo HIV, anticoncepção para pessoas com HIV, diagnósticos laboratoriais, além de informações sobre sífilis, hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são infecções adquiridas pela prática do sexo sem preservativo.
Do Portal do Governo do Estado
05/11/2012
Artigos Relacionados
Manual orienta a prática de atividades físicas para soropositivos
Brasil é líder no tratamento a pacientes soropositivos
Publicada portaria que padroniza diagnóstico e tratamento de câncer de ovário
Centro de tratamento a soropositivos atende 500 estrangeiros em três anos
Tratamento de crianças com dengue terá manual específico da Saúde
Eletrobras padroniza estatutos de 16 empresas