Mão Santa alerta para abandono do Parque Nacional da Serra da Capivara
Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (26), o senador Mão Santa (PMDB-PI) alertou os senadores para a situação de abandono pela qual passa o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. O senador comentou a matéria "Serra da Capivara sob ameaça de abandono", publicada no jornal O Estado de São Paulo, que detalha os problemas pelos quais passa o parque por falta de recursos do governo federal.
Da tribuna, Mão Santa avisou que a diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Niède Guidon, (que gerencia o parque em conjunto com o Ibama) ameaçou "entregar o parque" ao governo, caso não receba os recursos mínimos para a manutenção da entidade. O senador frisou que o parque nacional foi reconhecido pela Unesco, em 1991, como Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o maior número de pinturas e inscrições rupestres ao ar livre do planeta.
Mão Santa também informou que Niède garante que há 40 mil anos a Serra da Capivara já era habitada por seres humanos. O senador destacou que a região atrai turistas, pesquisadores, arqueólogos e paleontólogos de todo o mundo em razão da riqueza histórica do parque. Os senadores Amir Lando (PMDB-RO) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em apartes, elogiaram o pronunciamento de Mão Santa e concordaram que o parque nacional não pode ser abandonado pelo governo federal.
26/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa lamenta autorização para carvoaria ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara
Heráclito pede recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara
Eduardo Suplicy lê carta em defesa do Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) inaugura espaço para visitantes
Heráclito Fortes pede socorro para conservação da Serra da Capivara
Em visita à Serra da Canastra, Rollemberg defende solução harmônica para delimitação do parque nacional