Heráclito Fortes pede socorro para conservação da Serra da Capivara



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) cobrou do governo uma ação imediata para evitar o fechamento do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizada no Piauí. Ele lembrou a importância do lugar - que abriga um sítio arqueológico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade - e disse que o alerta sobre as ameaças que sofre o parque tem sido feito por especialistas, arqueólogos e pela imprensa, mas até agora nenhuma medida de socorro foi tomada pelo governo federal.

Relacionando os assuntos, o parlamentar questionou a intenção do Ministério da Cultura, que, de acordo com notícias da imprensa, está se preparando para fazer uma ampla reforma no prédio do ministério.

- O que eu me pergunto, para além da discussão sobre legalidade, ética e transparência que a condução desse processo pode gerar é: qual a escala de prioridades do PT? Por que se pode gastar milhões numa reforma e não se pode destinar alguns milhares de reais para salvar um parque que é Patrimônio da Humanidade ? - indagou Heráclito.

Ele disse que, apesar de o governo estadual ter manifestado intenção de ajudar para evitar o fechamento do parque, nenhuma medida concreta aconteceu. Mesmo porque, frisou, esta é uma responsabilidade do governo federal, já que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o responsável pela administração do local.

Heráclito citou o aviso feito pela arqueóloga Niède Guidon, presidente a Fundação Museu do Homem Americano, que mantém o parque, segundo a qual será necessário demitir os funcionários se alguma medida urgente não for tomada. A própria especialista é quem está pagando os gastos de combustível dos carros do Ibama, atentou.

Embora quase desconhecido dos brasileiros, o parque possui mais de 700 sítios arqueológicos, um dos maiores conjuntos de pinturas rupestres do mundo, além de ser considerado o berço do homem americano e representar uma das mais relevantes fontes turísticas para o estado do Piauí, destacou Heráclito Fortes.

Apesar de manifestar sua esperança com as ofertas de auxílio feitas pelos Correios, Petrobrás e o Ministério da Educação para o parque, o senador declarou sua incredulidade:

- Dinheiro para o Piauí parece a linha do horizonte, a gente vê, sabe que existe, mas nunca alcança - lamentou.

Em aparte, o senador Alberto Silva (PMDB-PI) concordou com as preocupações de Heráclito e recomendou que o governo incumba alguém, sugerindo o nome do ministro da Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, para cuidar deste tipo de assunto.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito pede recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara

Heráclito Fortes pede ajuda para atingidos por rompimento de barragem no Piauí

Heráclito Fortes pede fim do "orçamento viciado"

Heráclito Fortes pede "crédito de confiança"

Heráclito pede recursos para a conservação de obras de arte adquiridas pelo país no século passado

Heráclito Fortes pede apuração de denúncias sobre adulteração do Siafi