Mão Santa lamenta autorização para carvoaria ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara



O senador Mão Santa (PMDB-PI) lamentou que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí tenha autorizado a implantação de uma carvoaria próxima ao Parque Nacional da Serra da Capivara. De acordo com o parlamentar, a carvoaria será implantada na Fazenda Louziania Fontenelle, que fica ao lado do parque.

O senador afirmou que notícias como essa "não saem nos grandes jornais, não podem sair na televisão, é tudo comprado!". Disse também que nunca um governo teve, no Brasil, tantos recursos para ser promover. Mas observou que a quantidade de portais na internet impede o cerceamento à informação.

De acordo com a notícia lida pelo parlamentar, "nem mesmo o corredor biológico que foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente entre os parques da Serra da Capivara e Serra das Confusões foi suficiente para impedir a autorização de desmate e produção de carvão vegetal". A autorização permite a derrubada de 14 mil hectares de cajueiros, que serão transformados em carvão para alimentar os alto-fornos de siderúrgicas. A autorização foi dada à empresa Sombra da Mata Terraplanagem e Transporte Ltda., que tem sede na cidade de Campo Alegre de Lourdes (BA). O documento que autoriza o desmatamento tem validade até o dia 27 de março de 2010, podendo ser prorrogado.

Mão Santa informou que, de acordo com biólogos, a implantação da carvoaria nas proximidades de uma reserva federal trará enormes prejuízos ambientais para fauna, flora, paisagem e solo da região. O senador lamentou que o governo do estado esteja "criando uma cultura de transformar a natureza do Piauí em carvão".

A notícia lembra que a Secretaria e o Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizaram o desmatamento de 78 mil hectares na Serra Vermelha, para produção de carvão. O caso tornou-se um escândalo com grande repercussão na mídia nacional e o Ministério do Meio Ambiente decidiu paralisar o projeto, chamado de Energia Verde, e iniciar os estudos para transformar a área no Parque Nacional Serra Vermelha.

Mão Santa lembrou que a Serra da Capivara tem inscrições rupestres de 40 mil anos e lá está o Museu do Homem Americano, dirigido pela arqueóloga Niéde Guidon.



21/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa alerta para abandono do Parque Nacional da Serra da Capivara

Heráclito pede recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara

Eduardo Suplicy lê carta em defesa do Parque Nacional da Serra da Capivara

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) inaugura espaço para visitantes

Heráclito Fortes pede socorro para conservação da Serra da Capivara

Em visita à Serra da Canastra, Rollemberg defende solução harmônica para delimitação do parque nacional