Mão Santa alerta para demissões no setor exportador do Piauí



Ao mesmo tempo em que elogiou a decisão do presidente do Senado, José Sarney, de criar uma comissão para acompanhamento da crise financeira global, o senador Mão Santa (PMDB-PI) alertou para o crescimento das demissões nas empresas exportadoras do Piauí. Para ilustrar a dimensão do problema, o parlamentar leu em Plenário, nesta quinta-feira (19), artigo do jornalista Zózimo Tavares, publicado no jornal Diário do Povo, que informa, entre outras, a demissão de 70% dos trabalhadores da empresa Produtos Vegetais do Piauí (PVP).

Após denunciar as demissões em massa no setor exportador localizado em Parnaíba, o artigo adianta que o presidente do Centro Exportador do Piauí, Antônio Machado, já foi instado a interceder junto ao governo do estado em busca de ajuda para o setor. Os exportadores piauienses estariam reivindicando ainda como saídas para a crise, além da injeção de recursos, a restituição de créditos tributários e a flexibilização da transferência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre as empresas, medidas tidas como capazes de aumentar o consumo e a arrecadação.

Na ocasião, Mão Santa também enalteceu a eleição de José Sarney para a Presidência do Senado. Disse ter sido um dos peemedebistas a "forçar" a candidatura do senador pelo Amapá ao cargo e o parabenizou não só pela criação da comissão para acompanhamento da crise financeira global, mas também por defender a prioridade de realização das reformas política e fiscal e por ter implementado "uma gestão austera", ao determinar o corte linear de 10% nas despesas do Senado.



19/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon alerta para crise do setor exportador do Rio Grande do Sul

Mão Santa alerta para aumento da violência no Piauí

Mão Santa alerta para risco de esgotamento do prazo para implantação de ZPE no Piauí

Mão Santa elogia empresa do setor de importações do Piauí

Mão Santa alerta: Piauí sofre um caos econômico

'Estão tirando dinheiro da educação no Piauí', alerta Mão Santa