Simon alerta para crise do setor exportador do Rio Grande do Sul



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) alertou os senadores, nesta quinta-feira (11) para a crise do setor exportador do Rio Grande do Sul. Segundo Simon, a estiagem rigorosa - a pior dos últimos 40 anos - e a taxa de câmbio sobrevalorizada, agravadas pelo não cumprimento integral da Lei Kandir, a política de juros altos e o custo da dívida com a União, são os principais fatores que levaram o estado a registrar um crescimento de apenas 5% em suas vendas externas em 2005, ao passo que o resto do país registrou 23,1%.

O Rio Grande do Sul, de acordo com o senador, é o terceiro estado exportador do Brasil e responde por 8,8% do volume nacional do setor. Sua capacidade de competição, no entanto, encontra-se bastante debilitada, o que se reflete no mau desempenho da agricultura e da agropecuária. Dados da Secretaria da Agricultura do RS mostram que, no ano passado, a exportação da soja, principal item da pauta de vendas externas, despencou 79,8%.

Simon também chamou a atenção para os efeitos do cenário atual no Vale do Calçado, onde se concentra a indústria coureiro-calçadista, tradicional no Rio Grande e fortemente dependente das exportações.

- Diante da concorrência com os calçados chineses, as fábricas reduziram suas atividades e dispensaram milhares de trabalhadores especializados, com mais de 40 anos de experiência. Os efeitos sociais provocados pelo desemprego, tanto nas cidades quanto no campo, é o aspecto mais triste de toda essa crise - lamentou o senador.

A situação se agrava, prosseguiu Simon, com o drama provocado pela seca - ele informou que chegaram a ser editados 417 decretos de emergência pelas prefeituras de praticamente todos os 496 municípios do estado.

Pedro Simon criticou a "falta de sensibilidade, interesse e inteligência" por parte do governo federal para enfrentar o problema.

- O presidente da República não pode administrar de costas para a Nação. Não está correto governar alheio aos problemas sociais provocados pela rigidez da política econômica, uma política que esmaga o setor produtivo em benefício do capital financeiro. Essa mesma política para a qual o PT, antes de chegar ao poder, jurava que tinha alternativa - protestou.

O parlamentar recebeu apartes de solidariedade dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Mão Santa (PMDB-PI) e José Jorge (PFL-PE).



11/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa alerta para demissões no setor exportador do Piauí

Simon alerta para efeitos da seca no Rio Grande do Sul

Saturnino alerta para crise no setor elétrico

SUPLICY ALERTA PARA CRISE DO SETOR TEXTIL

GUILHERME PALMEIRA ALERTA PARA CRISE DO SETOR CANAVIEIRO

Marcos Guerra alerta para crise do setor têxtil