Mão Santa apóia divisão do Piauí, com a criação do estado do Gurguéia
O senador Mão Santa (PMDB-PI) apoiou em discurso a idéia de dividir o Piauí, com a criação do estado do Gurguéia, ao Sul. Observou que se trata de uma região com grandes perspectivas agrícolas e a população local reivindica a divisão desde 1950.
Para o senador, a experiência brasileira mostra que a criação de novos municípios ou estados leva ao desenvolvimento da área, que passa a ter repasse próprio dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios. Citou que várias regiões piauienses tiveram grande impacto nos anos 80 com a criação de aproximadamente 30 novos municípios - antes, existiam 115 cidades.
Mão Santa ponderou que "está na hora de começar a dividir" alguns estados, como o Pará e o Amazonas. Disse que o México, bem menor que o Brasil, tem 35 estados, enquanto aqui são 27. No caso piauiense, lembrou que o Sul fica mais perto de Brasília do que da capital Teresina, e o estado tem formato alongado, o que favorece a divisão geográfica.
O rio Gurguéia, conforme o senador, está para o Piauí como o Nilo está para o Egito - "Um verdadeira dádiva de Deus". Disse ter ficado impressionado quando era governador e ouviu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discorrer detalhadamente sobre as possibilidades da região do Gurguéia, com seus cerrados aptos à plantação de soja, milho e outros cereais. Lembrou que foi no governo FHC que a região contou com um tronco de energia elétrica de alta potência, o que permitiu a instalação de uma grande unidade de esmagamento de soja.
11/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ deve votar plebiscito para criação do estado do Gurgueia, ao sul do Piauí
Mão Santa defende a criação do estado do Gurguéia
Mão Santa defende criação do estado de Gurgueia
Mão Santa sugere divisão do estado do Piauí
João Claudino defende criação do estado de Gurguéia
Mão Santa apoia reivindicações de servidores da Defesa Agropecuária do Piauí