Mão Santa sugere divisão do estado do Piauí



A divisão do estado do Piauí foi defendida nesta terça-feira (17) pelo senador Mão Santa (PMDB-PI). Em pronunciamento no Plenário, ele declarou que a separação levará ao desenvolvimento da região e à melhora das condições de vida da população. O senador também citou artigo escrito por Jesualdo Cavalcanti Barros, no qual este propõe a criação do estado da Gurguéia a partir da divisão do Piauí.

- Goiás melhorou após a criação de Tocantins. Mato Grosso também [após a criação de Mato Grosso do Sul] - argumentou o parlamentar.

No artigo mencionado por Mão Santa ("Pobreza tem remédio"), Jesualdo Cavalcanti Barros afirma que "há, pois, remédio para pobreza; e Goiás o encontrou, repetindo a receita já experimentada por Mato Grosso, ao também transformar seu território em dois estados e passar a receber duas fatias do bolo tributário nacional". Segundo esse autor, o estado de Goiás, ao ser dividido, "livrou-se (...) dos pesados encargos de manter uma região distante, pouco povoada e de baixa arrecadação tributária, tornando-se verdadeiramente uma unidade".

- Se o Congresso agilizar a aprovação dos projetos que criam novos estados, este país irá se desenvolver - afirmou Mão Santa.

O senador informou que Jesualdo Cavalcanti Barros, que já foi deputado federal, atualmente é responsável por um centro de estudos sobre a separação do Piauí.



17/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa apóia divisão do Piauí, com a criação do estado do Gurguéia

Cherini sugere ampliação do debate sobre a divisão do Estado

Mão Santa diz que viagem do presidente ao Piauí não beneficia o estado

Mão Santa comenta notícias sobre corrupção no governo do estado do Piauí

Mão Santa diz que Lula não aceita a divisão de poder

Mão Santa defende divisão da CPMF e da Cide com os municípios