Mão Santa: Chávez não segue pensamento de Simon Bolívar



Ao se manifestar em Plenário, nesta quinta-feira (12), contrariamente à entrada da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), o senador Mão Santa (PSC-PI) criticou o presidente Hugo Chávez, acusando-o de ignorar princípios democráticos básicos defendidos até mesmo pelo líder revolucionário venezuelano Simon Bolívar.

Simon Bolívar, recomendado por Chávez como exemplo de herói nacional a ser seguido em seu país, foi responsável pela independência de vários territórios da América espanhola, entre os quais a própria Venezuela, no início do século 19.

Para demonstrar a contradição do governo de Hugo Chávez com a filosofia de Simon Bolívar, Mão Santa citou cinco frases famosas do revolucionário venezuelano, colhidas no livro Grandes Pensamientos de Nuestro Libertador Simon Bolívar. Uma das sentenças escolhidas por Mão Santa diz: "A primeira de todas as forças é a opinião pública".

- Se entra ou não entra Chávez? Não entra não, Luiz Inácio.Não entra não. Esse negócio de esquerda e direita é palhaçada. A ignorância é audaciosa. Ele [Chávez] não entra porque ele contraria o Simon Bolívar. Se ele se diz bolivariano e não sabe a filosofia do homem, é o mesmo que eu ser do Partido Social Cristão e não saber a filosofia de Cristo: dar de comer aos famintos, de beber aos que têm sede, vestir, assistir os doentes, visitar os presos. Então esse Chávez não sabe é nada - disse.



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que presidente Lula pode virar o "super Chávez"

Flamengo perde por 1 a 0 para o Bolívar e se complica na Libertadores

Bolívar da Fontoura, primeiro taquígrafo da AL, faleceu aos 97 anos

Mão Santa compara Simon a Rui Barbosa

Mário Couto e Mão Santa se solidarizam com Jarbas e Simon

Cultura e Pensamento