Mão Santa comenta relatório da CMO suspendendo 54 obras federais



O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez comentários em Plenário, nesta terça-feira (6), sobre o relatório final da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), aprovado no mês passado, que impediu 54 obras de receberem pagamentos da União em 2008 devido a irregularidades consideradas graves pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

- O TCU detectou, em 33% das obras, falcatrua e corrupção. Por isso, o dinheiro não dá para os aposentados - afirmou Mão Santa.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, citada pelo parlamentar, a Construtora OAS lidera a lista de obras nessa situação, com seis empreendimentos que totalizam R$ 643,2 milhões. Nesse rol, a empresa aparece como contratada em três obras, participando de consórcios com outras empreiteiras nas outras três. Já a Construtora Gautama, investigada pela Polícia Federal em 2007 na Operação Navalha, aparece em segundo lugar, com o bloqueio de cinco obras, avaliadas em R$ 495,4 milhões.

- Isso é um mar de corrupção - declarou.

Mão Santa relembrou existirem cerca de 500 obras inacabadas no país, sendo mais de 30 só no Piauí. E pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que viabilize a conclusão de obras como o Porto de Luiz Correa, a estrada de ferro Central do Piauí, as Zonas de Processamento de Exportação e a ponte do Rio Poti, entre outras.



06/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa comenta reportagem de 'O Globo' sobre investimentos federais em rodovias

Mão Santa pede conclusão de obras federais no Piauí

Mão Santa diz que obras federais no Piauí estão paradas

Mão Santa cobra conclusão de obras federais no Piauí

Mão Santa vai fazer lista de obras federais inacabadas

Mão Santa comenta denúncia de corrupção no Piauí