Mão Santa considera 'um absurdo' a criação de 3,7 milhões de normas tributárias nos últimos 20 anos
O senador Mão Santa (PMDB-PI) leu, da tribuna nesta terça-feira (4) trechos de um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o qual concluiu que o Brasil criou nos últimos 20 anos 3,7 milhões de normas tributárias municipais, estaduais e federais - 766 normas por dia. Explicou que as normas vão se substituindo, mas 12,4% delas continuam em vigor.
- Um absurdo. Uma empresa tem de obedecer a 3.207 normas se quiser ficar dentro da lei. Isso exige um gasto de 38 bilhões de reais por ano para manter pessoal, sistemas e equipamentos no acompanhamento da aplicação e das modificações da legislação empresarial. Quem é que consegue? - indagou.
Mão Santa lamentou ainda o endividamento dos brasileiros, que vem crescendo desde que o Plano Real reduziu drasticamente a inflação. Informou que, conforme notícias dos jornais, o brasileiro tem que trabalhar em média um mês para pagar juros aos bancos.
- Já temos uma carga tributária que é uma das maiores do mundo. O brasileiro tem de trabalhar cinco meses para pagar impostos. Agora, ficamos sabendo que também tem de trabalhar um mês só para pagar juros de suas dívidas. Nunca neste país as pessoas estiveram tão endividadas - sustentou.
04/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCA KFOURI CONSIDERA ABSURDO CONTRATO DA TRAFFIC COM A CBF
Mão Santa considera absurda a criação de mais 626 cargos por Lula
Cristovam considera absurdo crianças se prostituírem a poucos quilômetros do Palácio do Planalto
Heráclito considera absurdo valor da venda do Banco do Estado do Piauí para o BB
Lei Maria da Penha soma R$ 32,3 milhões em investimento nos últimos 4 anos
Turismo investe R$ 67 milhões em Salvador nos últimos cinco anos