Mão Santa critica elevada carga tributária no país



Ao comentar e-mail de internauta, o senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou em Plenário, nesta terça-feira (9), a elevada carga de tributos federais incidentes sobre os produtos brasileiros. Comparando a carga tributária no Brasil enos Estados Unidos, Mão Santa considerou absurdo o fato, registrado no e-mail, do total de impostos cobrados pelo consumo de água no Brasil ser o dobro da tributação nos Estados Unidos para o mesmo produto.

Mão Santa observou ainda que, no Brasil, as tarifas de energia elétrica são 60% mais caras do que as cobradas naquele país, mesmo diante do fato de 95% da energia brasileira ser hidrelétrica, mais barata e menos poluente. Nos Estados UNidos, por outro lado, lembrou, grande parte da eletricidade é gerada em termelétricas, altamente poluentes, à base de carvão ou de petróleo, e em usinas nucleares, com alto risco de acidentes letais.

Lembrando que o imposto sobre o sabote e o xampu chega a 52% do preço do produto, Mão Santa pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aja no sentido de que "o sabonetinho e o xampu que dona Mariza usa" possa chegar às "Marizas e às Adalgizinhas dos trabalhadores", numa referência também a sua mulher, Adalgiza, a quem sempre se refere em seus discursos.

- Vamos tirar isso para as mulheres ficarem mais cheirosas - disse.



09/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Lúcia Vânia, reforma mantém carga tributária elevada

Mão Santa critica aumento da carga tributária

Mão Santa critica alta carga tributária

Mão Santa critica CPMF e carga tributária do Brasil

Mão Santa critica CPMF e carga tributária do Brasil

Mão Santa diz que a carga tributária brasileira nunca foi tão grande